Embasa promove encontro técnico para conhecer tecnologias de empresas israelenses

Data: 26/08/2016
Fonte: Embasa
O que há de mais moderno em tecnologia voltada para os serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário foi apresentado, por oito empresas israelenses em encontro técnico promovido pela Embasa. Processos e equipamentos diferenciados na captação e tratamento de água e no reúso de efluentes tratados fizeram parte do rol de práticas inovadoras. Além de Israel, países como Espanha, Cingapura e Brasil já utilizam, em seus sistemas, algumas das tecnologias desenvolvidas pela indústria israelense para o setor.

A apresentação contou com a presença do presidente da Embasa, Rogério Cedraz, do diretor Técnico e de Planejamento da empresa, César Ramos, do cônsul para Assuntos Econômicos de Israel em São Paulo, Boaz Albaranes, de representantes da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater), da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), além de gestores da Embasa responsáveis por processos de tratamento de água e de esgoto.

“Mesmo com um corpo técnico extremamente experiente e capacitado, a Embasa, assim como as demais companhias do setor, precisa buscar o conhecimento por meio de novas tecnologias que possam contribuir para melhorar ainda mais seus resultados. Israel tem uma condição, de certo modo, semelhante à nossa em relação à escassez hídrica e, por este motivo, valoriza muito a água. Por isso, é tão importante para nós compartilhar esse conhecimento para tornar nossos processos cada vez mais eficientes”, disse Rogério Cedraz.

Para o cônsul israelense, a superação de desafios mundiais, como a escassez hídrica, só pode vir por meio de soluções desenvolvidas em conjunto por vários países. “A falta de água é um problema mundial e não só de Israel, mas também do Brasil, da Bahia. Há coisas que Israel aprendeu, nas últimas décadas, por causa da escassez de água, e que podemos compartilhar e também trocar conhecimento”, disse Albaranes.


< voltar