Saneago utiliza ferramenta de georreferenciamento no combate às perdas

Data: 24/08/2016
Fonte: Saneago


A Saneamento de Goiás S.A. (Saneago) está utilizando, desde novembro do ano passado, o Sistema de Informações Geográficas – conhecido pela sigla GIS, em inglês – que possibilita a criação de camadas sobrepostas com diversas informações georreferenciadas. As experiências com o GIS estão ocorrendo em Anápolis, Formosa, Goiânia e Itaguari.

Com o GIS é possível visualizar, editar e analisar dados georreferenciados sobre cadastro de rede, contas, hidrômetros, macromedidores e rotas dos leituristas. Assim, são criados mapas com diversas camadas e projeções, baseados em uma localização exata, contribuindo tanto para aperfeiçoar os serviços prestados, quanto para controlar os gastos.

Uma série de possibilidades de cenários é viável. Os esquemas elaborados com o GIS são utilizados para a realização de estudos sobre os municípios, como a setorização de perdas, organização de rotas, planejamento de melhorias operacionais, entre outros. O trabalho de combate a perdas na distribuição, por exemplo, recorre a mapas que indicam os locais onde mais ocorrem vazamentos.

A Companhia está estruturando a implantação do GIS também nos municípios de Araguapaz, Ceres, Guaraíta, Israelândia, Itaguaru, Luziânia, Novo Gama, Novo Planalto, Paraúna e Valparaíso de Goiás.

Anápolis

Anápolis é uma experiência desenvolvida na manipulação da ferramenta, especialmente no monitoramento de perdas na distribuição, que são as perdas registradas até o hidrômetro dos consumidores, ocasionadas, entre outros motivos, por vazamentos visíveis e não visíveis, problemas na operação dos sistemas, ligações clandestinas e aferição dos hidrômetros.

Em julho deste ano, o índice de perdas de Anápolis teve o menor registro histórico para o período, 5,33% mais baixo que no ano passado. A redução desse índice é uma das prioridades da Saneago. A meta é que Goiás seja o Estado com menos perdas na distribuição - atualmente é o segundo - e o GIS está sendo um grande aliado no programa de redução de perdas.


< voltar