Auditoria garante manutenção do certificado da ISO 9001

Data: 09/08/2016
Fonte: Sanepar
Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR) auditou Unidades da Sanepar na última semana

Unidades da Sanepar de Curitiba, Londrina e Cascavel foram auditadas pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR) na última semana. O resultado da auditoria garante a manutenção do certificado da Norma Internacional da Série ISO 9001:2008, emitido no ano passado.

O gerente da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Ambiental (APDA), Pedro Franco, explica que a auditoria dá garantia da qualidade dos produtos e serviços oferecidos pela Companhia. “A ISO garante que haja padronização dos processos. Assim, podemos dizer que em laboratórios, por exemplo, ela aumenta a confiabilidade da água distribuída. Tudo comprovado por auditores independentes”, explica.

Ele diz que o maior desafio da Companhia a partir de agora é realizar a migração para a versão 2015 da Norma ISO. “Estamos contratando um pacote de treinamentos para nos preparar para adaptação ao novo modelo. Ainda neste ano, faremos um planejamento participativo de tudo o que precisa ser modificado em termos de procedimentos e de ferramentas”, resume. Pedro Franco lembra que a nova versão é mais exigente quanto à qualidade da relação cliente-fornecedor. Ainda de acordo com ele, há poucas empresas no Brasil com a certificação da Norma atualizada. “Isto limita nossas possibilidades de benchmarking”, comenta. O prazo para final para a migração é 2018.

DO RIO AO RIO - Em Londrina, a certificação da ISO 9001:2008 abrange todos os processos do rio ao rio, isto é, a produção e a distribuição de água, a coleta e o tratamento de esgoto, a manutenção de redes e a área administrativa. “A auditoria nas unidades locais mostrou que o sistema continua consistente e o pessoal empolgado e motivado nos processos”, destaca Pedro Franco.

O gerente Industrial de Londrina, Antônio Gil Gameiro, lembra que a sua equipe está familiarizada com os procedimentos da Norma desde 2001, quando o Sistema de Produção de Água Cafezal foi certificado internamente. “Depois disso o desafio acabou evoluindo e hoje temos a certificação externa em todos os processos. Ao longo dos anos, nossos empregados foram incorporando o que diz a Norma e isso se tornou um hábito. Temos tranquilidade na prestação de serviços porque existe um padrão a ser seguido que presa pela qualidade”, destaca.


< voltar