Cursos oferecidos durante o Congresso Técnico AESabesp

Data: 05/08/2016
Fonte: Fenasan

Nos três dias do Congresso Técnico AESabesp, 16, 17 e 18 de agosto, serão oferecidos cursos com os temas mais discutidos no setor, com conteúdos de elevado nível técnico, ministrados por docentes de notório conhecimento em sua especialidade.

Confira:

O curso "Conservação e Reúso de Água como Instrumentos de Gestão", a ser ministrado pelo conceituado especialista do segmento, prof. dr. Ivanildo Hespanhol (USP), será realizado no dia 16 de agosto, das 9h00 às 18h00. Sua abordagem estará voltada para: "Aspectos Gerais sobre o conceito de Reúso e sobre a Tecnologia para o Reúso, incluindo atividades desenvolvidas pelo CIRRA (Centro Internacional de Referência em Reúso de Água) ; Reúso na agricultura e na aquicultura; Usos urbanos não potáveis; Usos urbanos potáveis; Recarga gerenciada de aquíferos; Reúso na indústria".

No dia 17 de agosto, das 09h às 18h , será realizado o curso “Viabilidade Econômica de Projetos de Redução de Água e Energia em Sistema de Saneamento - Eficiência Energética para o Saneamento” , a ser ministrado pelo mestre em hidrologia, Prof. Heber Pimentel Gomes (UFPB). Sua abordagem estará voltada para: Problemática das perdas de água e dos desperdícios de energia em sistemas de saneamento; Ações de redução de perdas de água e energia; Novas tecnologias de controle de perdas de água e de desperdício de energia; Princípios básicos de análise financeira (taxa de juros, equivalência de capitais, estimativas de custos e benefícios, fluxo de caixa, inflação, etc); Metodologias de avaliação econômica de projetos; Estudos de Casos".

No dia 18 de agosto, das 09h às 18h, será realizado o curso “Utilização do Software ALLIEVI”, a ser ministrado por um dos maiores nomes do setor, o Prof. Dr. Edmundo Koelle. No início haverá a apresentação desse programa (recomenda-se ao aluno dispor do software ALLIEVI – Instruções para baixá-lo após efetivação da inscrição no curso), com posterior abordagens de dispositivos de proteção das instalações – descrição e operação; Bombas e instalações de bombeamento; Banco de dados dos componentes das instalações incluindo VARs – válvulas de ar , válvulas de múltiplos tipos, bombas e turbinas com regulador PID (Proporcional, Integral e Derivativo); Recursos Gráficos e Cenários Operacionais com Análises Comparativas.

Em todos os cursos, os participantes receberão certificado digital. As inscrições já estão disponíveis no site da AESabesp, na seção de cursos. As vagas são limitadas.

Para maiores informações entre em contato pelo e-mail cursos@aesabesp.org.br ou pelo tel (011) 3263-0484.


< voltar