Tratamento de esgotos e a geração de energia elétrica

Data: 26/07/2016
Fonte: Sabesp


A Sabesp lançou, no mês de julho, uma proposta para utilizar o lodo e o biogás da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Barueri como fonte alternativa para autoprodução de energia elétrica. A ideia consiste em secar cerca de 500 toneladas de lodo produzidas diariamente durante o tratamento de esgotos e suprir aproximadamente 50% do consumo energético da estação, a maior do Brasil.

Considerado por muito tempo resíduo do processo, nas últimas quatro décadas a produção de lodo passou de 15 para cerca de 500 toneladas/dia e as dificuldades de disposição só aumentaram neste período, além de demandar custos elevados de transporte e disposição final, que hoje é feita em aterros sanitários.


À medida que o tratamento dos esgotos se amplia, rumo à universalização, a produção de lodo cresce de forma intensa e encontrar destinação final para esse lodo é assunto a ser solucionado.

Diante deste cenário a Diretoria Metropolitana (M), por meio de seu corpo técnico e gerencial, buscou alternativas tecnológicas consolidadas no mundo.

O desafio foi buscar uma modelagem que sustentasse um empreendimento deste tipo, inovador, na empresa e no setor de saneamento, tanto na aplicação de tecnologias quanto em forma de contratação e implantação.




Em razão do porte das instalações, da vazão tratada (55% do esgoto tratado na Região Metropolitana de São Paulo) e da quantidade de lodo produzido, a ETE Barueri foi escolhida para implantação desse projeto.

A solução

A Sabesp busca uma solução para o tratamento do lodo que gere energia renovável a partir do aproveitamento do biogás e não somente a aquisição de uma nova tecnologia. A solução proposta deverá garantir os melhores resultados, otimizando o uso dos recursos disponibilizados, se valendo da melhor tecnologia disponível reconhecida mundialmente, de forma ambientalmente adequada.

A companhia lançou em evento realizado no auditório Tauzer Garcia Quinderé (Pudim), em julho, a minuta do Edital e do Termo de Referência para consulta pública, com objetivo de colher contribuições que possam melhorar a solução inicialmente proposta.

As responsabilidades

A Sabesp deverá disponibilizar a área para a instalação da Estação de Processamento, além do lodo e biogás. A empresa contratada após processo licitatório será responsável pela escolha da tecnologia e implantação dos equipamentos num prazo máximo de dois anos e meio. Nos primeiros cinco anos de operação, deverá fornecer uma potência de 5 MW e, a partir do sexto ano, com a ampliação da capacidade de tratamento da ETE Barueri, a potência chegará a 10 MW. Caberá à empresa também a destinação final ambientalmente adequada do lodo seco e o licenciamento de todo o processo, junto aos órgãos competentes. E, após a conclusão das obras, será responsável pela operação do sistema por 27 anos e meio.

As etapas de criação desta solução utilizaram um modelo participativo de análise que envolveu as diretorias Metropolitana (M), de Tecnologia, Empreendimentos e Meio Ambiente (T), de Gestão Corporativa (C), Econômico-Financeira e de Relações com Investidores (F) e Presidência (P). Essa integração permitiu avanços na proposta, que, após a consulta pública, terá sua versão final. A expectativa é que a publicação da licitação ocorra no final de setembro.




< voltar