Difusores de membrana: tecnologia celebra 25 anos no país

Data: 14/07/2016
Fonte: ass empresa



inShare


Esta notícia já foi visualizada 50 vezes.

Esse ano é motivo de celebração entre os fabricantes de sistemas de aeração por ar difuso com difusores de membranas no país. São 25 anos desde a primeira implantação feita numa estação de tratamento de efluentes de uma indústria de alimentos no interior do estado de São Paulo.

Na época, o grande diferencial apresentado em comparação aos difusores cerâmicos existentes, foi a menor chance de entupimento em razão da possibilidade da abertura dos orifícios no momento de operação, característica inexiste aos cerâmicos. Esses eram difusores sólidos e rígidos, que não apresentavam qualquer tipo de expansão volumétrica e abertura de orifícios de passagem para o ar.

“Os primeiros testes feitos com a tecnologia de difusores de membrana foram surpreendentes não somente para os clientes, como também para os fabricantes. Tivemos a chance de compará-los com os cerâmicos em estações de tratamento de efluentes e realmente as vantagens, principalmente sob a ótica do incremento da perda de carga e entupimento, eram muito significativas”, explica Bruno Dinamarco, gerente de contratos da B&F Dias, maior empresa de sistemas de aeração da América Latina.

A falta de estabilidade na geração e distribuição de energia elétrica era um problema sério em algumas regiões do Brasil no final da década de 80 e início da de 90. “Isso era um agravante para a operação dos sistemas de aeração com difusores cerâmicos, pois com a ausência do fornecimento de energia, os sopradores não podiam soprar o ar necessário para a correta operação dos difusores que por sua vez permitiam a sedimentação dos sólidos sobre a sua superfície”, complementa Dinamarco. Essa sedimentação ao longo do tempo transformava-se numa incrustação que somente era possível ser removida em processos severos de limpeza química ou queima em fornos de alta temperatura. Alguns usuários optavam por ter um jogo completo de difusores reserva justamente para proceder com o processo de manutenção de maneira mais rápida.

Até 1990 existiam aproximadamente 400 plantas com difusores cerâmicos fornecidas no país, que lentamente foram substituídas ou desativadas. Já o número de implantações feitas com os de membrana é superior a 4.000 plantas atualmente, o que reflete nitidamente a opção do mercado. Hoje são muitas as alternativas de materiais, formatos, tamanhos de bolhas e formas de instalação, o que evidenciou ainda mais a opção pela tecnologia em comparação aos aeradores mecânicos.

A maior dificuldade encontrada no lançamento da tecnologia no país foi justamente o elevado custo de aquisição que somente foi revertido ao longo dos anos com o maior incremento de mercado e processo de nacionalização de alguns fabricantes. “No final da década de 1990, vendíamos menos de 15 plantas por ano. Em 2015, foram mais de 340, ou seja, o mercado mudou e cresceu exponencialmente”, exemplifica Manuel Magalhães, fundador da B&F Dias.

Apesar da consagrada mudança de material, 25 anos nas plantas com difusores no país, o desenvolvimento dos fabricantes continua mais veloz do que nunca. Muitos acreditam que a próxima grande mudança será com os difusores do tipo bolha ultra fina que promete maior transferência de oxigênio. É aguardar para ver.

Sobre a B&F Dias

A B&F é a maior empresa de sistemas de aeração por ar difuso na América Latina, com mais de 2500 plantas de tratamento de efluentes fornecidas em diversos países e, representante oficial da tecnologia Cleartec® no Brasil.




< voltar