Seminário: CASAN apresenta planejamento, testes de fumaça e ampliação da ETE Canasvieiras

Data: 08/07/2016
Fonte: Casan

O início de testes de fumaça na rede de esgotamento sanitário do Norte da Ilha na próxima semana e a produção, já em andamento, da unidade compacta que vai ampliar a capacidade da ETE Canasvieiras foram informações compartilhadas na manhã desta quinta-feira (7) durante o Seminário Técnico sobre Sistema de Esgotamento Sanitário: Transporte, Tratamento e Disposição Final, que prossegue até o final do dia na Assembleia Legislativa.

O cenário atual, o plano de investimentos da CASAN, avanços e desafios no campo do esgotamento sanitário para Santa Catarina e principalmente para Florianópolis foram apresentados pelo superintende da Região Metropolitana, o engenheiro sanitarista Lucas Arruda.

Em uma palestra que se prolongou por quase uma hora, Lucas demostrou como a Companhia está preparando Florianópolis para a próxima temporada em termos de esgotamento sanitário ? e também apresentou o planejamento e o conjunto de projetos que elevarão o índice de coleta e tratamento de esgotos na Capital.

No evento que reúne universidades, associações comunitárias e representantes de instituições públicas, o superintendente da CASAN reforçou a preocupação com relação à desastrosa associação entre chuvas fortes e ligações irregulares das águas pluviais nas redes de esgotos.

“O rastreamento que faremos na região Norte da Ilha com teste de fumaça e videoinspeção vai nos ajudar a conter esse problema. Na próxima segunda-feira a empresa especializada nos serviços, vencedora da licitação, vai fechar conosco o planejamento do trabalho e na quarta iniciaremos esse importante projeto piloto”, complementou o engenheiro.

Lucas também informou que a unidade compacta de tratamento que vai ampliar a ETE Canasvieiras já está em produção. Nas próximas semanas devem iniciar os trabalhos de fundação no balneário do Norte da Ilha. A unidade compacta vai elevar a capacidade da ETE Canasvieiras em 100 litros por segundo e servirá, basicamente, para tratar água da chuva devido a ligações irregulares e ineficiência de sistema de macrodrenagem.

Lucas informou também que estão avançando as negociações da CASAN com a CAIXA para implantação do cartão Trato pelo Saneamento, que permitirá uma linha de financiamento para realização de ligações de esgotos. E que a CASAN continua oferecendo assessoria técnica gratuita para orientar a população sobre como proceder para ligação adequada dos imóveis à rede de coleta de esgoto. O serviço é oferecido pelo tefone (48) 3271-4510.

Com relação ao cenário futuro para Florianópolis, Lucas lembrou que atualmente a cidade conta com 57% de cobertura, e que o planejamento da CASAN prevê que até 2018 esse índice supere os 70%.

“São oito grandes obras previstas, todas com recursos assegurados de 371 milhões de reais”, destacou o represente da CASAN.

“Seminários como este são muito importantes para compartilhamento de informações e também para desmistificar assuntos que são muito mal compreendidos pela população, como os emissários submarinos e a própria construção das estações de tratamento de esgotos”, finalizou Lucas, lembrando que o uso inadequado das redes de esgotos, ligações irregulares, vandalismo e a dificuldade de aceitação das estações de tratamentos são desafios a serem vencidos para que Florianópolis possa avançar em sua qualidade ambiental.

O Seminário Técnico sobre Sistema de Esgotamento Sanitário: Transporte, Tratamento e Disposição Final é uma realização conjunta entre Comissão Parlamentar sobre Saneamento Básico, Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano e Frente Parlamentar Mista de Esgotamento Sanitário da Grande Florianópolis.


CASAN foi representada pelo superintendente da Região Metropolitana, Lucas Arruda. Foto: Lu Zuê / Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Habitação e Saneamento Ambiental



< voltar