ANA participa do XVIII Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas

Data: 05/07/2016
Fonte: ANA

10º Seminário Água, Comunicação e Sociedade e Oficina sobre Cobrança pelo uso da água abrem participação da ANA no XVIII Encontro Nacional de Comitês de Bacia que acontece até quinta-feira, em Salvador. Hoje o ministro do Meio Ambiente, José Sarney filho, e o presidente da ANA, Vicente Andreu, participam da abertura oficial do evento

A Agência Nacional de Águas realizou ontem a 10ª edição do Seminário Água, Comunicação e Sociedade que abriu a programação do XVIII Encontro Nacional de Comitês de Bacia (Encob) em Salvador.

O Seminário é realizado anualmente em cumprimento ao Programa IV.3 Comunicação e Difusão de Informações em Gestão Integrada de Recursos Hídricos do Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), que prevê a realização de encontros presenciais para estimular estratégias de comunicação e mobilização nas bacias hidrográficas. O objetivo é a troca de informações e experiências, contribuindo para formar multiplicadores que disseminem boas práticas de comunicação em gestão de recursos hídricos.

A edição de ontem reuniu 180 participantes. Pela manhã, o cineasta Caio Ferraz, diretor dos web documentários Volume Vivo e Entre Rios, sobre a crise hídrica de São Paulo e sobre os rios soterrados da metrópole paulista, fez uma apresentação, junto com a jornalista Ana Rosa Coalhado, sobre como fizeram financiamento coletivo, conhecido como crowdfunding, para realizar a série de documentários sobre a crise hídrica em São Paulo.

Na sequência, a diretora de Comunicação da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos de São Paulo, Flavia Braga Rodrigues, apresentou o SigRH, o portal de informações do sistema paulista de gestão de recursos hídricos. À tarde, a especialista em mobilização e participação social, Flavia Darre Barbosa, conduziu uma oficina sobre práticas de priorização e construção de consensos.

Além do seminário de comunicação, o coordenador de Sustentabilidade Financeira e Cobrança da ANA, Giordano Bruno, em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente do Estado do Rio de Janeiro (Inea), conduziu uma oficina sobre Cobrança pelo uso da Água.

Hoje o assessor da diretoria de Apoio à Gestão da ANA, Victor Sucupira, e os especialistas em Recursos Hídricos da Agência Wagner Vilella, Luciano Meneses e Thiago Fontenelle conduzem a oficina sobre os instrumentos de gestão - Planos de Recursos Hídricos, Enquadramento, Outorga e sobre o Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH).

Também na segunda-feira, Devanir Garcia, coordenador de Implementação de Projetos Indutores da Agência, conduz a oficina sobre o programa Produtor de Água e a gerente de capacitação da ANA, Taciana Leme e Bruno Fernandes, da Fundação Dom Cabral, conduzem uma oficina sobre o programa DesenvolveRH, sobre competências para a gestão de recursos hídricos.

Hoje à noite, acontece a abertura oficial do Encob e amanhã o evento recebe o ministro do Meio Ambiente, Jose Sarney Filho, e o presidente da Agência Nacional de Águas, Vicente Andreu, e o diretor Paulo Varella.

Na terça, o presidente da ANA participa da mesa
Estado da arte da Gestão de Recursos Hídricos no Brasil após duas décadas da aplicação da Lei das Águas. Estão previstas outras mesas de debate, uma delas sobre o desastre de Mariana, sobre a situação dos comitês de bacia, além de apresentação sobre o 8º Fórum Mundial da Água.

Clique aqui para ver a programação completa. http://www.encob.org/#!xviii-encob-2016---programao/crsl


< voltar