Lideranças da Assemae elaboram agenda de trabalho pelo saneamento

Data: 05/07/2016
Fonte: assemae
Um novo marco para a história da Assemae a favor do saneamento básico municipal. Pela primeira vez, os presidentes regionais da entidade se reuniram em uma agenda de trabalho na capital federal, com o objetivo de avaliar a conjuntura do saneamento básico e ampliar a atuação da Assemae frente aos municípios brasileiros. O encontro ocorreu nos dias 29 e 30 de junho, sob a condução do presidente nacional da Assemae, Aparecido Hojaij, e participação dos vice-presidentes, Rodopiano Evangelista e Elisandro de Oliveira.

Na ocasião, o grupo analisou as atividades administrativas da entidade, incluindo a área jurídica, de comunicação e de convênios, além de debater assuntos como a elaboração de carta aos candidatos que disputarão as eleições municipais, a criação de publicação em defesa do saneamento público de qualidade, e os procedimentos para estruturação de eventos regionais.

O presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Márcio Endles, participou da abertura do encontro, no dia 29. Ele frisou a qualidade das ações promovidas entre a Funasa e a Assemae, a exemplo dos convênios que capacitaram mais de três mil pessoas na área de saneamento básico. Já na quinta-feira, 30, a reunião contou com a presença de representantes da Sala Nacional de Coordenação e Controle para o Enfrentamento à Microcefalia, que solicitaram o apoio da Assemae na mobilização dos serviços municipais de saneamento básico, visando eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Segundo Aparecido Hojaij, a agenda de trabalho com as Regionais teve como meta intensificar a capilaridade da Assemae no país e expandir o apoio aos municípios brasileiros. “Esta reunião cumpre um importante papel na construção conjunta das estratégias de atuação da Assemae. Estamos juntos e fortalecidos para promover a transferência de tecnologia e de conhecimento entre nossos associados, buscando a liderança dos municípios na gestão do saneamento básico”, acrescentou.

A agenda teve a presença das seguintes lideranças: Aparecido Hojaij (presidente nacional da Assemae), Rodopiano Marques Evangelista (1º vice-presidente nacional), Elisandro de Oliveira (2º vice-presidente nacional), Silvio Klein (diretor nacional e representante da Assemae Regional Rio Grande do Sul), Ademir Izidoro (presidente da Regional Santa Catarina), Darci Schtiz (presidente da Regional Paraná), Ademilton Cândido (presidente da Regional São Paulo), José Geraldo Ferreira (presidente da Regional Espírito Santo), Arsonval Macedo Netto (presidente da Regional Rio de Janeiro), Wagner Melillo (presidente da Regional Minas Gerais), Marcos Brumatti (presidente da Regional Norte e Centro-Oeste), Carlos Alberto Martins (presidente da Regional Nordeste II - MA / PI), Elder Rodrigues (presidente da Regional Nordeste III - AL / PE / PB) e José Garcia Lima (presidente da Regional Nordeste IV - CE / RN), além da equipe do escritório administrativo da Assemae, coordenada pelo secretário executivo, Francisco Lopes.




< voltar