Emissários submarinos e reúso de efluentes de esgotos: temas são abordados em encontro

Data: 29/06/2016
Fonte: Casan
Cinco especialistas nacionais abordam nesta quarta-feira (29), em Florianópolis, temas estratégicos no campo do saneamento. Tecnologias inovadoras para produção de água de reúso de estações de tratamento de esgotos, ruas sustentáveis, utilização do biogás em ETEs, redução de perdas de água e sistemas de emissários submarinos são assuntos que fazem parte da agenda do 7° Encontro Técnico da CASAN, que será realizado durante todo o dia no Hotel Cambirela.

Para falar sobre emissário submarinos, por exemplo, a Companhia convidou Tobias Bleninger, doutor em Engenharia Hidráulica e Ambiental pelo Karlsruhe Institute of Technology (Alemanha). Professor da UFPR, Bleninger coordena a Pós-graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental. O especialista vai apresentar sua experiência internacional na área de emissários submarinos, falando sobre aspectos técnicos e ambientais desta tecnologia.

O evento contará também com a participação de Renato Rosseto (Gerente de Operações de Esgoto na Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A); Aloisio Pereira da Silva (Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis); Christoph Platzer (consultor internacional em países da América Latina e África) e Mário Bággio (consultor da Organização Pan-Americana da Saúde para a América Latina e Caribe (veja mais abaixo).

Integrado à celebração dos 45 anos da CASAN, pela primeira vez o evento é aberto ao público. Nesta quarta-feira, profissionais, estudantes e a comunidade que já realizaram sua inscrição poderão acompanhar as palestras na área de saneamento. Com recorde de inscritos, o evento já não recebe mais inscrições.

Na quinta-feira, dia 30, o evento é exclusivo para profissionais da Companhia, que apresentarão trabalhos e debaterão experiências operacionais.

Saiba Mais:
(Programação de quarta-feira, 29 de junho / Hotel Cambirela)

Reúso de efluentes de esgotos
Gerente de Operações de Esgoto na Sanasa Campinas (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A)
Renato Rosseto vai falar sobre o reúso de efluentes de esgotos tratados. Graduado em Tecnologia Sanitária, especialista em Engenharia Sanitária Industrial e em Gerenciamento Ambiental. É responsável por 23 Estações de Tratamento, com processos de lodos ativados e tecnologias inovadoras.
Palestra: Tecnologias inovadoras para produção de água de reúso – membranas de ultrafiltração na Estação de Produção de Água de Reúso em Campinas
Horário: 9h40min


Ruas sustentáveis
O engenheiro Aloisio Pereira da Silva, da Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (Suderf), vai mostrar suas ideias sobre ruas sustentáveis, na qual as estruturas de água, esgoto, drenagem, gás, energia elétrica e telefonia são interligadas de modo a reduzir o impacto visual e até mesmo os custos de implantação. É conselheiro no CREA-SC e atua como membro revisor da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Foi diretor do Departamento de Engenharia da Companhia de Habitação de Foz do Iguacu.
Palestra: Ruas Completas Sustentáveis – Sistema Infravias
Horário: 10h50min


Aproveitamento do biogás
Autor de mais de 50 publicações científicas na área, consultor internacional em diversos países da América Latina e África, o engenheiro Christoph Platzer - formado pela Universidade Técnica de Hannover/Alemanha - vai palestrar sobre o aproveitamento do biogás gerado numa estação de tratamento de esgoto. Engenheiro Civil especializado em tratamento de efluentes, atua nas áreas de tratamento de esgoto, otimização do uso de energia no saneamento, biogás e saneamento sustentável.
Palestra: A utilização do biogás em ETE no Brasil é viável? O potencial de aproveitamento na realidade brasileira
Horário: 13h30min


Perdas de água
Para falar sobre perdas de água e gestão operacional, a Companhia convidou o consultor da Organização Pan-Americana da Saúde para a América Latina e Caribe, Mario Bággio, professor da Universidade Estadual de Londrina e pós-graduado em Engenharia Hidráulica pela Faculdade Politécnica da USP/SP.
Palestra: Práticas de gestão para redução de perdas de água com ênfase no processo de execução da estratégia
Horário: 14h30min

Emissário Submarinos
Editor-chefe do Journal of Applied Water Engineering and Research, Tobias Bleninger - doutor em Engenharia Hidráulica e Ambiental pelo Karlsruhe Institute of Technology (Alemanha) - vai apresentar sua experiência internacional na área de emissários submarinos, falando sobre aspectos técnicos e ambientais desta tecnologia. Professor da UFPR, coordena a Pós-graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental. Entre seus principais temas de atuação estão emissários submarinos, projetos de hidrovias e fenômenos de transporte em reservatórios.
Palestra: O sistema do emissário submarino: tratamento, disposição e autodepuração. Processos medições e modelagem
Horário: 15h50min



< voltar