Cedec e Sebrae capacitam prestadores de serviços para distribuição de água potável

Data: 29/06/2016
Fonte: Cedec


Treinamento é sobre anova forma de contratação dos serviços de distribuição da água

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec/GMG) em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae/MG), realizaram nesta segunda-feira (27/6), no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), treinamento sobre a nova forma de contratação dos prestadores de serviços do projeto de transporte e distribuição de água potável (Operação Pipa), que pretendem trabalhar neste ano nos municípios em Situação de Anormalidade Climática, Seca ou Estiagem.

No evento, o Tenente PM Ricardo Dias Walter, Diretor Administrativo da Cedec, falou das mudanças pretendidas pelo Governo do Estado de Minas Gerais, com o intuito de dar maior transparência e possibilitar o melhor abastecimento de água a população afetada nos municípios.

Mais de 100 prestadores, dentre empresas (pessoa jurídica) e pessoas físicas participaram do treinamento e receberam as informações do novo funcionamento para a distribuição de água.

Pelas mudanças, o sistema de contratação dos prestadores de serviços que anteriormente funcionava por edital de credenciamento com sorteio dos classificados, de agora em diante, acontecerá por Certame de Pregão Presencial com Registro de Preços, valido por 1 ano para o Novo Sistema de Licitação.

As capacitações iniciam com a explicação de formação de preço para cada lote que será licitado. Desta forma, os prestadores de serviço conseguirão formar o preço que deverá entregar na proposta antes dos lances no pregão.

Além disto, será ministrada uma palestra sobre os benefícios do Microempreendedor Individual – MEI, explicando os benefícios e deveres de quem queira se formalizar, ficando o Sebrae à disposição dos interessados para a formalização e outros cursos de capacitação.

O Presidente da AMAMS, Luiz Rocha Neto, prefeito do município de São Francisco, destaca a parceria estabelecida com o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Cedec, que em momento oportuno vem a região “capacitar motoristas e empresas prestadoras para otimizar e melhorar os serviços contribuindo para minimizar os impactos e a convivência com a seca”.

Esta ação integra o portfólio de projetos do Programa Minas Mais Resiliente, que baseia-se na Campanha da Organização das Nações Unidas (ONU) para o fomento à construção de cidades resilientes.

Segundo a ONU, uma cidade resiliente é aquela que tem capacidade de resistir, absorver e se recuperar de maneira eficiente dos efeitos de um desastre, bem como, de maneira organizada, prevenir e preparar a população para que estes efeitos sejam mitigados.


< voltar