Brasília recebe o primeiro evento internacional do 8º Fórum Mundial da Água

Data: 21/06/2016
Fonte: Adasa

Brasília se prepara para receber entre 18 a 23 de março de 2018 o maior evento global sobre água: 8° Fórum Mundial da Água. A expectativa para a semana do evento é de receber cerca de 30.000 representantes de mais de cem países, para discutirem temas relacionados aos recursos hídricos e promoverem maior conscientização coletiva a respeito dos temas ligados à água. Criada em 1996 pelo Conselho Mundial da Água, o Fórum é uma oportunidade ampla e irrestrita de discussão em nível mundial, e contribui para estabelecer compromissos políticos e incentivar ações em todos os setores da sociedade acerca do tema.

Com o tema Compartilhando Água, o Fórum ocorre pela primeira vez no hemisfério sul. Nossa Capital, cenário de importantes decisões do poder político brasileiro e com localização privilegiada, sediará esta importante reunião, que vai propiciar maior interlocução e proximidade com os países latinos. Para isso, órgãos dos governos federais e estaduais trabalham conjuntamente para que o encontro no Brasil seja muito produtiva.


O evento é um espaço aberto a todos os setores da sociedade, e receberá empresas públicas e privadas, universidades, centros de pesquisa, representantes dos governos locais, estaduais e nacionais, legisladores, organismos nacionais e internacionais, membros de Comitês de Bacia Hidrográfica, ONGs e demais organizações da sociedade civil. A estrutura do Fórum estará estruturada em quatro processos principais: temático, que fornece a base técnica para discussões sobre o tema água em diversas vertentes, tais como água e energia, economia, alimentos, cidades e ecossistemas; político, que garante o debate entre autoridades governamentais e parlamentares; regional, que discute as perspectivas sobre água nos diferentes continentes do mundo; e pelo grupo focal de sustentabilidade, que será um grupo transversal sobre perspectivas do uso sustentável da água.


Além desses processos, o Fórum Cidadão ganha destaque com a participação popular que irá debater as responsabilidades conjuntas sobre água. Concomitantemente, acontecerá a Feira demonstrativa de projetos e divulgação de boas práticas, e a Exposição, abertas a empresas e instituições ligadas ao desenvolvimento tecnológico, interessadas em divulgar ideias, contribuições e inovações nos temas relacionados à água.



A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (ADASA) foi uma das principais protagonistas na formulação na defesa da proposta que trouxe o 8º Fórum Mundial da Água para Brasília. A Adasa e o Governo do Distrito Federal, juntamente com órgãos do governo federal e parceiros da iniciativa privada, estão à frente da realização deste grande evento relacionado a recursos hídricos do mundo.



Na última edição do Fórum, ocorrida no ano de 2015, em Daegu – Coréia do Sul, foi assinada a Declaração Ministerial que determina uma série de recomendações da comunidade internacional acerca das melhores práticas de recuperação e superação dos desafios hídricos no mundo. Após inúmeras negociações entre grupos internacionais, foi definido que a gestão sustentável desses recursos é de responsabilidade coletiva e vital para o desenvolvimento de todos os países.


Após essa Declaração, foram criados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, para serem atendidos até o ano de 2030, com destaque para o Objetivo número 6 que defende: “Agua Limpa e Saneamento: Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.”


Entre as resoluções embasadas nas discussões resultantes do 7° Fórum Mundial da Água e de cada Fórum subsequente, os acordos resultantes dos encontros irão definir importantes ações e convenções resolutivas para responsabilizar as pessoas a agirem com precisão e empenho na luta em defesa da água. E para as ações governamentais, foi destacada a importância da ciência e tecnologia para auxílio dessas iniciativas.


Na próxima semana, será realizado o primeiro grande evento aberto ao público do 8° Fórum Mundial da Água, e contará com a presença de representantes de órgãos e entidades mundiais neste evento que promete lançar Brasília e o Continente Sul-Americano em um novo nível de discussões a respeito da importância e responsabilidades referentes à água no mundo. Com visibilidade e abrangência ampla e irrestrita, além da extensa interlocução com os diversos setores da sociedade nacional e internacional, o Kick Off Meeting reunirá 500 pessoas no centro de Convenções Ulysses Guimarães, durante os dias 27 e 28 de junho, para iniciarem as atividades do Fórum.


Durante estes dois dias, os participantes debaterão os temas fixos propostos pelo Conselho Mundial da Água e poderão sugerir novos temas e plataformas para o evento de 2018. Fórum Mundial da Água acontecerá em março de 2018, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães. Para maiores informações a respeito do evento acesse www.worldwaterforum8.org


Serviço:


Assessoria de imprensa da Adasa: (61) 3961-4909 / 3961-4972 / 8612-1402

Assessoria Técnica Especializada do Fórum: (61) 3961-5079
esecretariat@adasa.df.gov.br / aci@adasa.df.gov.br


< voltar