SAAE Indaiatuba recebe mais de R$ 4 milhões por reduzir perdas hídricas

Data: 21/06/2016
Fonte: arespcj



O Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Indaiatuba, município associado à ARES-PCJ, recebeu mais de 4 milhões de reais do Governo do Estado, através do Programa Reágua, como prêmio por ter superado as metas do Plano de Implantação e Metas (PIM) para redução de perdas hídricas. O valor foi repassado como concessão de estímulo financeiro.

No início do programa o índice de perdas era de 370 litros por ligações dia (l/lig/dia), a meta estimada foi de 276 l/lig/dia e a atingida foi 268 l/lig/dia ou seja quase 30% de redução, isso representa um volume recuperado de 2.997.089 m³ de água.

Essa redução foi possível graças a implantação do Centro de Controle de Operações (CCO), um sistema integrado de monitoramento, com telemetria de nível e vazão (24 h on-line) e controle, simulação e tomada de decisão dos processos de abastecimento de água; instalação de pontos de macromedição (vazão e pressão) com transmissão de dados por telemetria via radiofrequência ao CCO, além de pontos nas saídas das ETA’s e nas entradas dos Distritos de Medição Controlada (DMC); divisão da rede de distribuição em setores, instalação de Válvulas Redutoras de Pressão (VRP’s); substituição de redes antigas; pesquisa de vazamentos não visíveis e substituição dos hidrômetros com mais de cinco anos de uso.

O valor do recurso é proveniente de acordos entre o Banco Mundial e o Governo de São Paulo e são repassados aos municípios a custo zero (fundo perdido), mediante comprovação dos resultados propostos. Esse valor será utilizado para dar continuidade as ações de combate às perdas, promovidas pelo SAAE da cidade.

Programa Reágua
O Programa REÁGUA é promovido pela Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, seu objetivo é contribuir para ampliação da disponibilidade hídrica nas bacias de Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos – (UGHIs) com maior escassez hídrica no estado de São Paulo.

Nele está previsto ações como incentivar projetos e obras de engenharia, destinados a implantação, ampliação e melhorias do sistema de coleta e tratamento de esgotos, ao uso racional da água, à redução de perdas ou reuso da água, assim como outras ações complementares no campo do saneamento ambiental que possam contribuir para a ampliação da disponibilidade da água para abastecimento urbano.


< voltar