Geoprocessamento mapeia Natal e interior do RN para implantar serviços.

Data: 21/06/2016
Fonte: Caern


Com a utilização de equipamentos modernos, imagens via satélite e equipe especializada, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) vem trabalhando para agilizar a elaboração de projetos e execução de importantes obras em Natal e interior do Estado. A Gerência de Geoprocessamento (GGP) da empresa vem preparando mapas interativos para acompanhamento das obras em Natal e interior, bem como do nível dos reservatórios existentes no Estado, além dos levantamentos topográficos planialtimétricos.

Com esses recursos é possível realizar estudos topográficos para projetar uma adutora em tempo recorde ou alimentar o cadastro comercial com informações atualizadas sobre os imóveis dos clientes, sendo este serviço desenvolvido em parceria com a Gerência de Gestão Comercial e Regionais. O gerente de Geoprocessamento da Caern, geógrafo Eduardo Brandão, destaca o apoio aos estudos ambientais e demográficos que são realizados frequentemente para mapear mananciais de água, flora, relevo, entre outras ações que são utilizadas como base nos processos de licenciamento ambiental e coordenados pela Gerência de Licenciamentos Ambientais.

Esses estudos são encaminhados aos órgãos ambientais a quem compete conceder ou não Licença para execução dos serviços. As obras de esgotamento sanitário e abastecimento de água, construção de Estações de Tratamento de Esgotos (ETE’s), Estações de Tratamento de Água (ETA’s), Estações Elevatórias de Esgotos ou de Água, adutoras, boosters, reservatórios, extensões de rede, aquisição de terrenos (em conjunto com a Gerência de Patrimônio) e a maior parte dos serviços implantados pela companhia, que dependem de levantamento topográfico, têm o suporte da Gerência de Geoprocessamento.

Essas informações também alimentam dados da Gerência de Hidrogeologia e Perfuração de Poços (GHP), com mapeamento dos aquíferos e caracterização do solo para realizar perfurações. Eduardo explicou que recentemente o Ministério Público solicitou a parceria da empresa para estudos sobre utilização agricultura orgânica em substituição ao uso de agrotóxicos em uma área da capital (Projeto Amigo Verde). Os técnicos da GGP e GHP entregaram o relatório completo com mapeamento do espaço solicitado e as informações sobre condições do solo para desenvolvimento da cultura adequada.

ATUALIZAÇÃO CADASTRAL

A equipe de geoprocessamento está realizando trabalho para atualização cadastral dos clientes da Caern em Natal, Parnamirim, Assú, Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros, com imagens de satélite e identificação de todos os imóveis, dados dos clientes e ruas das principais cidades atendidas pela companhia no RN. Com essas informações cadastrais, o atendimento às solicitações é agilizado porque a equipe que vai fazer uma ligação de água e ou esgoto fica sabendo, entre outros dados, se a rua é pavimentada ou asfaltada para utilização dos equipamentos adequados.

A Gerência de Geoprocessamento realiza também medições e checagens de dados sobre as obras em execução na capital (conferência do Cadastro Técnico), informando ao Grupo de Acompanhamento de Obras (GAO), a situação cadastral de cada uma delas. Eduardo explica que as conferências são decisivas para evitar erros ou repetir trabalho, a exemplo das conferências nos diferentes bairros onde estão sendo realizadas obras para tornar Natal 100% saneada. Atualmente, a gerência é composta por dois técnicos de engenharia com habilitação em topografia, um auxiliar, um técnico de edificações e dois geógrafos.


< voltar