Feam reconhece sistema de reutilização de água como boa prática ambiental

Data: 17/06/2016
Fonte: Ag Minas



Projeto apresentado pela Usina Itaiquara foi o sexto caso selecionado em programa de estímulo à indústria em preservação dos recursos naturais

O projeto Reutilização de água em Usina de Destilaria de Etanol Hidratado e Fabricação de Açúcar através de Torres de Resfriamento, apresentado pela Usina Itaiquara, localizada em Passos, região Sul de Minas Gerais, foi o sexto caso de boa prática ambiental na indústria reconhecido pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

A boa prática apresentada se refere à reutilização da água de resfriamento do processo industrial, das unidades de açúcar e destilaria. Desta forma, o empreendimento deixou de captar grande volume de água do reservatório Mascarenhas de Moraes “Rio Grande”.

Com a boa prática, o consumo de água captada do rio, por meio de outorga, foi reduzido de 3.200,25 m³/h para 1.499,76 m³/h. A água nova utilizada no processo produtivo do açúcar e etanol foi minimizada de 2.020,25 m³/h para 319,76 m³/h, representando 84,17% de redução no consumo.

"Além da redução na captação de água, o empreendimento deixou de lançar esse efluente líquido no corpo d água. É importante ressaltar que a prática de reutilização de água em usinas de açúcar e álcool, por meio de torres de resfriamento, já ocorre em indústrias com instalações modernas. Entretanto, a iniciativa adotada pela Itaiquara é considerada uma prática diferencial, uma vez que a empresa possui instalações antigas, tendo buscado esta medida como uma melhoria e ganho no consumo de água" - Fernanda Meneghin, analista ambiental da Feam - Banco de Boas Práticas Ambientais

O Banco de Boas Práticas Ambientais na Indústria foi criado pela Feam em 2013, em parceria com a Fiemg, a fim de incentivar iniciativas voltadas para a ecoeficiência dos processos, e que induzam a produção de bens e serviços com uso menos intensivo de recursos naturais.

O Boas Práticas tem o objetivo de incentivar e divulgar o desenvolvimento de iniciativas voltadas para a ecoeficência dos processos, e que induza a produção de bens e serviços com uso menos intensivo de recursos naturais, com menor degradação ambiental, sem desperdício e melhor controle da poluição.

A iniciativa conjunta da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) busca destacar projetos de Produção mais Limpa e Produção Sustentável desenvolvidos pelas indústrias em Minas Gerais, promovendo um ambiente para divulgação de iniciativas e troca de experiências empresariais.

Exemplos de boas práticas ambientais são aquelas relacionadas a práticas produtivas e gerenciais que resultem em redução no consumo de água, energia, matérias primas e insumos, ou que resultem na eliminação ou redução de efluentes e resíduos com potencial impacto ambiental, dentre outras.

Além do reconhecimento da ação, promovendo iniciativas empresariais de destaque, o Banco de Boas Práticas Ambientais possibilita o intercâmbio de informações e aumento do conhecimento técnico das indústrias.

Para conhecer as cinco boas práticas anteriores validadas, clique aqui e acesse o site da Feam para fazer o download em formato PDF dos projetos.

Como participar

Podem ser cadastradas todas as iniciativas desenvolvidas em qualquer tipologia de atividade econômica (sujeita ou não aos procedimentos do licenciamento ambiental) desenvolvida no estado de Minas Gerais.

As empresas interessadas na inscrição de suas iniciativas no banco devem estar regularizadas junto aos órgãos ambientais - caso se encontrem sujeitas a esse procedimento para a sua instalação e operação.

A iniciativa deve ser descrita no formulário padrão, contendo todas as informações necessárias ao seu pleno entendimento, e enviada para o e-mail boaspraticas@meioambiente.mg.gov.br.

Os formulários devem ser acompanhados de documento que autoriza a publicação das iniciativas, com assinatura do representante legal da empresa.

A inclusão no banco somente será feita após a análise das informações pelas equipes da Feam e Fiemg. Adicionalmente, poderá ser realizada uma visita técnica para melhor compreensão das práticas adotadas pelas empresas. Poderão ser submetidas várias iniciativas por uma mesma empresa, devendo ser preenchido um formulário para cada iniciativa.



< voltar