Saneamento e qualidade da água em áreas rurais

Data: 08/06/2016
Fonte: Unesp

Projeto é desenvolvido na Unesp de Ilha Solteira

O saneamento é conjunto de ações socioeconômicas que tem por objetivos alcançar Salubridade Ambiental por meio de água potável, coleta e disposição sanitária de resíduos sólidos, líquidos e gasosos.

A maioria das ações governamentais para melhoria do saneamento ambiental no Brasil ocorrem em áreas urbanas, no entanto o meio rural que possui uma população de 29,9 milhões de habitantes que ficam à margem dessas ações.

Segundo o IBGE/PNAD (2012) somente 33,2% da água que chega às residências no meio rural estão ligadas à rede de abastecimento. Em relação à disposição de efluentes, o mesmo órgão menciona que 45,3% das propriedades rurais possuem fossa rudimentar, 28,3% fossa séptica, 13,6% sem solução e 5,2% ligados à rede coletora. Os resíduos sólidos são coletados diretamente em 23,4% das propriedades rurais, 7,2% indiretamente e 69,4% de outra forma.

Os dados apresentados demonstram o potencial de substâncias que podem atingir algum corpo hídrico e chegar até as propriedades rurais sendo ingeridas por pessoas e animais de criação.

As principais fontes de abastecimento de água em áreas rurais são os poços (rasos ou profundos), nascentes, rios, córregos ou açudes, que devido à proximidade do local com fontes pontuais ou difusas de poluição, podem ser suscetíveis à contaminação da água. Além disso, muitos moradores de áreas rurais não possuem acesso a uma análise de qualidade da água, fazendo uso desta para sem conhecimento de suas características físicas, químicas e biológicas.

Em geral na área rural não existe um sistema de tratamento individual ou coletivo dessas águas para o abastecimento humano, e em poucos casos existe algum filtro ou a utilização de cloro como tratamento da água. Os moradores dessas áreas consomem esta água sem o conhecimento de possíveis contaminações e sem um prévio tratamento, e podem estar sujeitos a doenças como: cólera, hepatite, e a mais frequente que é a diarréia infecciosa causada pela bactéria Escherichia coli.

No caso de animais, além de doenças como a cisticercose, a água contaminada pode ocasionar a queda da produção, diminuição na qualidade das criações e seus produtos.

Em trabalhos desenvolvidos para determinação de E. coli em água para consumo humano e animal em propriedades rurais de Ilha Solteira, a bactéria foi encontrada na água da maioria dos bebedouros dos animais de criação (bovinos, suínos e aves) e também em locais para consumo humano, demonstrando a elevada insegurança hídrica na área rural em estudo.

Esse projeto vem sendo desenvolvido desde 2012 com alunos de graduação e pós-graduação, docentes do DEFERS, DEFTASE e DBZ da Faculdade de Engenharia da Unesp no Câmpus de Ilha Solteira, contando com o apoio da PROEX e CNPq.

Equipe Docente
Maurício Augusto Leite - DEFERS
Carolina Buso Dornfeld – DBZ
Heloíza Ferreira Alves do Prado – DEFTASE
Fernando Braz Tangerino Hernandez – DEFERS

Equipe Discente
Pós-graduação em Agronomia – Bolsista CNPq: Joziane Martins Fialho
Graduação em Ciências Biológicas - Bolsista PROEX: Fernanda Azevedo Dias
Voluntárias: Julia de Castro Zardo
Marcela dos Santos Maróstica

ProfÁgua – Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos
A Faculdade de Engenharia da Unesp de Ilha Solteira participa do ProfÁgua – Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos. O curso vai proporcionar formação teórica e prática em áreas distintas do conhecimento, como Engenharia, Geografia e Ciências Sociais. O objetivo é aprimorar as competências de profissionais e pesquisadores que já atuam nessa área, auxiliando-os a lidar com as questões complexas que envolvem o assunto.

A UNESP é responsável pela coordenação geral do mestrado, que será realizado por uma rede de universidades públicas brasileiras, formada pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul. As aulas presenciais acontecerão em polos dessas universidades.

Cada uma das instituições participantes poderá abordar as especificidades regionais, enriquecendo o conteúdo. “Um país continental como o Brasil não pode insistir em tratar problemas complexos de maneira massificada. Temos que trocar e aglutinar experiências de maneira interinstitucional e interdisciplinar”, defende Jefferson Nascimento de Oliveira, professor da Faculdade de Engenharia da Unesp em Ilha Solteira e coordenador geral do curso.

Inscrições abertas até 12 de junho.

SERVIÇO
ProfÁgua – Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos

Inscrições: até 12 de junho, no site do curso (http://www.feis.unesp.br/#!/pos-graduacao/profagua/).
A taxa de inscrição é de R$ 56.

Público-alvo: preferencialmente funcionários de secretarias, órgãos ou empresas de gestão de recursos hídricos, saneamento, abastecimento e hidroeletricidade, bem como de organizações do terceiro setor com atuação na área ambiental ou que trabalhem com atividades relacionadas.

Prova de seleção: 2 de julho

Início das aulas: 22 de agosto

Informações e edital
http://www.feis.unesp.br/#!/pos-graduacao/profagua/

Contato
Telefones: (18) 3743-1978 e (18) 3743-1000 ramal 1317
profagua@adm.feis.unesp.br


< voltar