17º Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental discute soluções para saneamento

Data: 07/06/2016
Fonte: ass evento
Em uma manha de baixa temperatura e vento forte, gerando uma imagem pouco usual a quem sempre associa Florianópolis a sol e praias, a engenheira Fernanda de Feliz Vanhoni saudou os participantes do 17º Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (Silubesa), que se realiza até quarta-feira no Costão do Santinho, na capital catarinense.

"Podemos oferecer a hospitalidade habitual e calorosa do povo catarinense para se contrapor ao frio desta gélida manha", brincou Fernanda, presidente da seção catarinense da Associação Brasileira de Engenheiros Sanitários (ABES).

O presidente da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN), engenheiro Valter Gallina, complementou. "Saibam os senhores e as senhoras que estão em um dos melhores estados brasileiros para visitar e para viver", disse, ao recepcionar a plateia em nome do governo do Estado (veja discurso completo).

Ao abrir solenemente o evento, este ano com o tema `Soluções para um melhor saneamento ambiental”, o presidente Nacional da ABES, Dante Ragazzi Pauli, destacou a parceria entre brasileiros e portugueses. “Esperamos o sucesso de mais essa edição do Silubesa. Esperamos que ao fim desse evento técnicos e presentes possam encaminhar propostas para a área.”

Presidente diretivo da Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB), Paulo J. Ramísio, afirmou que o Silubesa orgulha as três entidades que organizam o evento. "Buscamos a consolidação de conhecimento e boas práticas de engenharia e saneamento ambiental. As políticas de desenvolvimento ambiental são um desafio que se apresenta em contextos complicados", observou. " É preciso ser criativo e ousar, pensar em novos desafios. Queremos valorizar o desenvolvimento, para aprofundar laços com a população científica. Juntos somos mais fortes.”

Presidente da Associação Portuguesa de Recursos Hídricos (APRH), Francisco Taveira Pinto disse que o Silubesa ilustra fielmente os objetivos da associação, que inclui a permanente parceria estratégica entre as comunidades técnicas e científicas de Brasil e de Portugal.

“O Silubesa tem servido para analisar e debater e até resolver temas complexos nas áreas de engenharia ambiental", comentou. "Mas não podemos esquecer que há muito a fazer e justamente por isso estes encontros têm cada vez mais relevância".

Diretor-presidente da CASAN, Valter Gallina destacou em seu discurso o importante momento em que Santa Catarina recebe o Silubesa, justamente quando o Estado amplia o debate de qualidade de vida e saúde publica.

O engenheiro Gallina ressaltou os investimentos na ordem de R$ 2 bilhões na área de saneamento, capitaneados pela CASAN, que vão elevar o Estado para um dos quatro do país em coleta e tratamento de esgoto.

“A conscientização mudou e fez com que os cidadãos passassem a exigir este tipo de investimento. Hoje em dia, todos sabem que essas obras são fundamentais para a qualidade de vida dos bairros, das cidades, dos Estados, do país.”


< voltar