Medidas de incentivo à conexão na rede de esgoto e financiamento do setor são temas de palestra da Sanesul

Data: 06/06/2016
Fonte: Sanesul

Para tratar dos sistemas de esgotamento sanitário da Empresa de Saneamento do Mato Grosso do Sul S.A. (Sanesul), incluindo medidas de incentivo à conexão na rede e financiamento do setor, o gestor de projetos da Empresa, engenheiro ambiental Thiago Pereira Vieira, foi um dos palestrantes convidados do 1º Seminário Estadual de Saneamento e Saúde, realizado no CREA-MS. Sua palestra, realizada na última quinta-feira (02), teve como tema "Medidas de Incentivo à conexão na rede de esgoto, financiamento do setor e parceria público-privada)".

O evento foi dividido em painéis e mesas redondas. A palestra do gestor Thiago Pereira foi uma das quatro apresentações realizadas durante a mesa redonda coordenada pelo diretor-presidente da Sanesul, Luiz Rocha, que intermediou os debates, sob relatoria da engenheira civil da Empresa, Rita Terezinha Figueiredo.

Thiago explicou aos presentes que a Sanesul atende 68 municípios de Mato Grosso do Sul. Destes, 47 possuem sistemas de esgotamento sanitário em operação, nove possuem sistemas de esgotamento em fase de implantação e outros quatro municípios não possuem esgoto, mas têm recursos aprovados para implantação. Além disso, quatro municípios possuem sistema de esgoto inoperantes e outros quatro não possuem sistema de esgotamento.

O índice de atendimento com coleta e tratamento de esgotos da Sanesul é de 32,83%. Já o índice de cobertura com rede de esgoto é de 48,64%. É importante destacar, segundo Thiago, que todo o esgoto coletado pela Sanesul é tratado de acordo com as normas e padrões ambientais vigentes, o que não acontece em muitas empresas de saneamento brasileiras.

Durante a palestra, Thiago destacou ainda que a Sanesul mantém 77 estações de tratamento de esgotos, 2.200 quilômetros de rede coletora e atende mais de 140 mil ligações. O engenheiro também citou ações que a Sanesul promove para incentivar a população a ligar suas residências na rede de esgoto, lembrando que o Decreto Estadual 6.689/1992 determina a obrigatoriedade da interligação.
Entre as ações de incentivo da Sanesul estão projetos técnicos sociais, envolvimento institucional da comunidade, redução do custo da ligação e ações de educação ambiental.

Sobre o financiamento do setor de saneamento, para alcançar o objetivo do Governo do Estado e da Sanesul de universalizar o esgotamento sanitário em todos os municípios de Mato Grosso do Sul, tendo em vista que esgoto tratado promove saúde, qualidade de vida e preservação ambiental, Thiago destacou que, ao ritmo dos investimentos que a Sanesul faz, muitas vezes com recursos próprios e financiamentos junto ao Governo Federal, além financiamentos promovidos pela União através de programas de saneamento, a universalização só seria atingida em cerca de 45 anos.

Portanto, uma das alternativas seria o financiamento privado, no qual empresas privadas investiriam na construção dos sistemas de esgoto e o operariam por um período determinado, sob coordenação da Sanesul.

Assim, segundo Thiago, o prazo de universalização cairia para 10 anos, aproximadamente. Após a palestra, o diretor-presidente Luiz Rocha intermediou as perguntas do público.

1º Seminário Estadual de Saneamento

O 1º Seminário Estadual de Saneamento, realizado nos dias 01 e 02 de junho, foi uma iniciativa da ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – MS), Funasa e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e promoveu palestras, painéis e mesas redondas com a participação de especialistas nas diversas vertentes do saneamento no Brasil. A Sanesul, juntamente com o CREA-MS (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), Águas Guariroba, Sicredi, UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Universidade Anhanguera-Uniderp e IEMS (Instituto de Engenharia de Mato Grosso do Sul) foram parceiras do evento.

A Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul apoiou com as pastas, blocos de notas, canetas, crachás e copos de água envasada distribuídos durante o evento. Além disso, engenheiros da Sanesul ministraram outras duas palestras: "O mapeamento das carências de infraestrutura de saneamento em MS como forma de orientar uma política de investimentos com mais efetividade", proferida pelo engenheiro Ivan Pedro Martins e "Financiamento do setor (PPP)", assunto tratado pelo gestor de projetos Thiago Pereira Vieira.



< voltar