Sanepar firma acordo com governo alemão para aproveitamento de biogás

Data: 03/06/2016
Fonte: Sanepar



O acordo prevê a execução conjunta de atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) assinou nesta semana um Memorando de Entendimentos com o Governo Alemão, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH. O compromisso foi firmado durante a Feira Internacional de Água e Resíduos Líquidos, Sólidos e Reciclagem, a IFAT ENTSORGA, em Munique, na Alemanha. O evento é o maior do mundo na área de saneamento e a Sanepar é uma das 25 instituições brasileiras a participar.

O acordo prevê a execução conjunta de atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação, além de atividades de produção e difusão de conhecimento e de apoio a projetos de referência, com o tema “aproveitamento energético de biogás em estações de tratamento de esgoto”.

O documento foi assinado com a GIZ, que é responsável pela execução do projeto PROBIOGÁS, o projeto Brasil-Alemanha de Fomento ao Aproveitamento Energético de Biogás. O PROBIOGÁS é executado conjuntamente com a Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, do Ministério das Cidades. O Probiogás atua no fomento da indústria nacional de biogás, aproxima as instituições de ensino e pesquisa e atua para a melhoria das condições regulatórias da área.

Assinaram o Memorando de Entendimentos o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche e Wolf- Michael Dio, diretor da GIZ no Brasil. Também assinam o memorando o diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Glauco Requião, e Wolfgang Roller, coordenador do projeto Probigás, da GIZ. “A Sanepar já foi eleita a melhor empresa de saneamento do país e recentemente foi destaque no ranking de saneamento do Instituto Trata Brasil. Tudo isso é reflexo do investimento em pesquisa e tecnologia, busca por boas parcerias e, claro, do trabalho incansável dos empregados da Companhia”, afirma Chaowiche.

Troca de experiências

A Feira Internacional de água e Resíduos Líquidos, Sólidos e Reciclagem, a IFAT ENTSORGA acontece a cada dois anos e é o principal evento na área de tecnologia em saneamento do mundo. Com o objetivo de promover a troca de experiências e trazer novas tecnologias para o Paraná outros representantes do Governo do Estado também participam da feira. Além dos representantes da Sanepar, estão na comitiva paranaense o superintendente executivo do Serviço Social Autônomo Paranacidade, Wilson Bley Lipski, o coordenador de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, José Luiz Scrocaro, o Diretor de Desenvolvimento Tecnológico do Tecpar, Reginaldo Joaquim de Souza e José Marques Filho, representante da Diretoria de Desenvolvimento de Negócios da Copel.

Até o dia 3 de junho estão programadas visitas técnicas a estações de tratamento de esgoto que utilizam tecnologias diferenciadas e também plantas de tratamento de resíduos sólidos e biológicos próximas a Munique, na Alemanha.


< voltar