Reúso de água: jeito inteligente de preservar o meio ambiente

Data: 02/06/2016
Fonte: ass empresa

Desmatamento, poluição, mudanças climáticas, seca...Não há muito o que se comemorar neste 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. Felizmente, há sempre pessoas, empresas, instituições, tentando encontrar saídas para evitar os danos ao ambiente para que este dia volte a ser comemorado – e não lamentado. Uma dessas maneiras é o reúso de água.

Reutilizar é um jeito de evitar desperdícios, diminuir o impacto ambiental e minimizar o consumo da água. Imagine só: desde que o mundo existe, há 3,8 milhões de anos, a quantidade de água da Terra é exatamente a mesma que temos hoje. E a natureza se incumbe de reutilizá-la infinitamente. Mas, hoje, o homem precisa dar uma “mãozinha” para a natureza para que este recurso não se esgote.

Reúso, por definição, é utilização mais de uma vez. E hoje, muitas indústrias e empresas estão reutilizando a água para vários fins, como refrigeração de equipamentos e ar condicionado, para geração de energia, para regas de jardim, descarga, lavagens, entre outros. “Reutilizar a água é uma maneira inteligente e econômica de se preservar o ambiente”, diz Fernando Pereira, gerente comercial da General Water, concessionária particular de água, que trabalha com reúso desde 2000.

A General Water implanta e opera estações de tratamento, que reaproveitam esgoto em circuitos fechados, transformando-o em água de reúso. Pereira explica que existem dois tipos de esgoto que podem ser tratadas e reutilizadas: as cinzas, provenientes dos lavatórios e chuveiros, e as negras, que é todo o esgoto. Ambas podem ser reaproveitadas, desde que passem pelo tratamento correto.

Como funciona o tratamento?

A água que escorre pelo ralo do chuveiro e da pia ou a que é usada nas descargas pode ser transformada em água de reúso, num processo de cinco etapas e que dura até 12 horas. Isso é realizado nas estações de tratamento de esgoto e efluentes que estão sob a responsabilidade da General Water, em funcionamento em empresas como Bradesco, Pfizer, Shopping Plaza Sul, Grand Plaza Shopping e WTC.

Na estação de tratamento, o esgoto gerado pelos empreendimentos passa inicialmente por uma peneira, que faz a filtragem inicial dos resíduos. Em seguida, vai para os tanques de equalização, onde é feito o controle do volume de esgoto necessário para o tratamento.

A terceira etapa é a passagem por um reator biológico, onde bactérias especializadas se alimentam da matéria orgânica, limpando a água. Esse processo dura algumas horas, durante as quais o reator recebe uma injeção constante de ar, para que as bactérias que degradam o esgoto se proliferem.

O passo seguinte é o processamento no tanque de membranas de ultrafiltração, importadas do Japão, que separam completamente o lodo da água, que depois é esterilizada em outro tanque, com cloro. Pronto! A água, que era esgoto, já pode ser usada para o abastecimento de torres de resfriamento de ar condicionado, bacias sanitárias e para a irrigação. É ou não é um jeito inteligente de preservar o meio ambiente?

Caso você queira falar sobre reúso, tratamento de efluentes e esgotos, abastecimento de água, perfuração de poços e outros assuntos relativos à crise da água, os especialistas da General Water estão disponíveis para entrevistas.

Sobre a General Water

Empresa fundada em 2000 para suprir uma carência intrínseca na região metropolitana de São Paulo: a escassez de recursos hídricos. A filosofia da General Water é proporcionar aos grandes consumidores de água a oportunidade de contar com seu próprio sistema de abastecimento, tratamento de esgoto ou reúso de água, implantado e operado por uma empresa especializada no desenvolvimento e operação de soluções customizadas de saneamento. Ainda dentro da sua filosofia de trabalho, a General Water é responsável por todos os custos, riscos e responsabilidades durante todas as fases do contrato. Cabe aos clientes apenas arcar com a água/efluente produzida nos sistemas.


< voltar