Estação Elevatória de Água Sapopemba testa nova tecnologia movida a energia eólica

Data: 25/05/2016
Fonte: Sabesp


A Estação Elevatória de Água (EEA) de Sapopemba poderá se tornar a pioneira da Sabesp no uso de energia eólica (renovável). A estação já recebeu a instalação de um anemômetro?, aparelho que mede a velocidade dos ventos, que já apontou que o local está apto para receber as duas turbinas de vento.

Com essa tecnologia, advinda da Itália, a estação elevatória, que consome cerca de 100 mil kW.h/ano, poderá ter uma economia anual superior a R$ 100 mil, além de torna-la autossuficiente na geração de energia.

As instalações das turbinas verticais são inovadoras e compactas. Este tipo de modelo é mais específico e adequado para áreas urbanas, pois possuem melhor eficiência em ventos turbulentos. No Brasil, as turbinas horizontais são mais comuns, porém são inviáveis por ocupar muito espaço.

A unidade de negócio Centro da Sabesp, criadora do projeto piloto, informa que a energia gerada será interligada à rede da concessionária (sistema on-grid). Outra alternativa a ser avaliada, é o sistema híbrido, ou seja, eólico e solar, visto que um complementa o outro. Enquanto estiver ventando bastante, o aproveitamento será do eólico e nos dias de muito sol e pouco vento, utilizaria-se o sistema solar.

A Sabesp aguarda a conclusão dos estudos de viabilidade técnica e financeira para dar sequência ao projeto. Contudo, a ideia é levar essa tecnologia para outras unidades da companhia, como estações de tratamento ou elevatórias de água e esgotos, reservatórios, entre outros.

Atualmente, a EEA Sapopemba é responsável por abastecer mais de 19 mil habitantes dos bairros da Fazenda da Juta, Parque Santa Madalena, Jardim Adutora e Jardim Sapopemba.


< voltar