Parceria entre Provopar e Sanepar consolida responsabilidade ambiental em Foz do Iguaçu

Data: 25/05/2016
Fonte: Sanepar


Só no início desta semana 280 pessoas tiveram atividades de conscientização ambiental

Em Foz do Iguaçu, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e o Provopar estão atuando em parceria para promover a consciência ambiental dos alunos que fazem curso profissionalizante na entidade. Além dos estudantes de Panificação e Confeitaria, agora também recebem orientações sobre uso racional da água e utilização correta do sistema de esgoto, os alunos dos cursos de Cabeleireiro, de Manicure e também os de Corte e Costura.

No início desta semana, 280 pessoas participaram de atividades na Estação de Tratamento de Água. Além de palestras, os técnicos e engenheiros da Sanepar explicaram sobre o processo de tratamento de água e o funcionamento da estação da Vila C.

As atividades fazem parte dos módulos iniciais dos cursos. O objetivo é mostrar aos alunos a trajetória da água desde o rio até a torneira e também conscientizar sobre a importância do consumo consciente da água tratada, nas residências e nas atividades produtivas. Os técnicos também explicaram sobre o processo de controle da qualidade da água realizado no laboratório, 24 horas por dia.

A presidente do Provopar do município, Esther Oliveira Dantas Dias, diz que a parceria auxilia na aprendizagem. Segundo ela, "nosso aluno é um consumidor do recurso, seja no ambiente profissional - gastronomia, panificação, cabeleireiro -, seja no ambiente doméstico".

PARCERIA CONSOLIDADA - Nos últimos quatro anos, a parceria entre Provopar e Sanepar já promoveu a conscientização ambiental para cerca de 1.200 alunos dos cursos de Panificação e Confeitaria e de Gastronomia. Os alunos que se inscreveram nestes cursos tiveram dois módulos que abordam o uso consciente da água e utilização adequada da rede de esgoto e resíduos sólidos. Cada curso tem duas turmas por ano.

A assistente social da Unidade de Serviço de Educação Ambiental Edvane Oliveira Santos lembra que em cada ano as turmas têm peculiaridades e questionamentos próprios. "A qualidade da água, a importância e os efeitos da aplicação do cloro são sempre assuntos discutidos pelos alunos em praticamente todas as turmas." Segundo ela, os alunos têm muito interesse e são bastante participativos.


< voltar