Caern realiza acompanhamento da qualidade da água distribuída

Data: 23/05/2016
Fonte: Caern

A qualidade da água fornecida pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) segue rigoroso processo de monitoramento com a realização de análises físico-químicas e microbiológicas da água. O consumidor tem acesso, mensalmente, aos índices de qualidade do produto através da conta mensal.

Nesta segunda-feira (16), a equipe da Vigilância Ambiental da Prefeitura Municipal do Natal entregou à Caern relatório quadrimestral da análise de água realizada na capital pelo órgão (Vigiágua). Os resultados apresentam análise da água fornecida pela Caern, mas também traz informações referentes a outros sistemas alternativos de abastecimento, como poços de uso individual (particular) e coletivo, que não pertencem ao sistema Caern, mas a hotéis, motéis, pousadas e/ou condomínios.

No documento é possível observar que a água da Caern tem uma qualidade superior à dos demais sistemas apresentados. O Vigiágua destaca a redução do nitrato da água distribuída pela Caern, estando fora do padrão em apenas 2% de todas as 191 amostras coletas pela Vigilância durante os quatro meses.

A Caern vai além, e realiza, através da Gerência de Qualidade do Produto e Meio Ambiente (GQM) de forma independente e permanente, a análise da água distribuída na capital e em todo o Estado do Rio Grande do Norte, como explica o gerente Afonso Holanda.

ANÁLISES

Somente em Natal são analisadas mensalmente 554 amostras. Estas coletas seguem um protocolo rigoroso definido pela Portaria nº 2914/2011 do Ministério da Saúde. Na Zona Sul são realizadas em média 374 análises, já na Zona Norte são aproximadamente 180 análises mensais.

De todas as análises realizadas pela Caern, no mesmo quadrimestre, 93,4% de todas as amostras estavam com o cloro em conformidade com o especificado na referida Portaria. Quanto ao índice de coliformes fecais, esteve em conformidade em 99,6% de todas as análises. A turbidez apresentou um bom resultado, estando fora do padrão em apenas 0,48% de toda a amostragem. Ainda na análise, a cor da água também teve um resultado muito bom, apresentando apenas 2,20% de inconformidade.

De acordo com o biólogo e chefe do laboratório da Caern, Ederson Nunes, a Companhia vem trabalhando para garantir a qualidade da água. “O trabalho de acompanhamento da qualidade da água é constante e através destes resultados a empresa toma as medidas necessárias para manter os padrões da água distribuída. Além disso, com a parceria da vigilância ambiental, realizamos as recomendações do órgão apresentadas à Caern”, explica.

A empresa disponibiliza mecanismos e instrumentos para divulgação ao consumidor sobre a qualidade da água para consumo humano, com informações mensais nas contas de água e relatório anual sobre qualidade da água, sendo claro e de fácil compreensão ao público. No site www.caern.com.br estão disponíveis os relatórios dos últimos quatro anos.


< voltar