Estações Telemétricas: revolução na hora de medir os níveis dos mananciais

Data: 20/05/2016
Fonte: Sabesp
Para conseguir elaborar os boletins diários sobre a quantidade de água disponível nas represas, a Sabesp utiliza um banco de dados que recebe informações a cada dez minutos de estações automáticas de monitoramento, instaladas nos oito sistemas da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP).

Chamadas de estações telemétricas, elas possuem sensores de níveis que registram as variações do nível da água nas represas e pluviômetros para coletar dados de chuvas. Além disso, um radar meteorológico possibilita saber, em tempo real, se está chovendo no local ou se há chuva se aproximando.

Atualmente, a Sabesp possui 53 estações telemétricas na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), que estão em atividade desde 2004, alimentadas por meio de uma bateria que pode ser carregada com a utilização de energia elétrica ou painel solar. A transmissão de dados, por sua vez, é realizada de um modem de celular, rádio ou satélite, dependendo da área onde a estação está localizada.

Estação telemétrica
As informações coletadas são encaminhadas diretamente pela internet e armazenadas em um banco de dados por meio de uma interface criada com o Sistema de Suporte a Decisão (SSD). Os técnicos da Sabesp podem consultar os dados, a partir de login e senha, e gerar relatórios a qualquer momento.

“Antes, a coleta de informações era realizada manualmente por operadores que liam as réguas linimétricas e coletavam pelas provetas as pluviometrias registradas nas barragens. Hoje, com as estações automáticas, esse processo é muito mais rápido e preciso. Sem dúvida, é um ganho para a empresa, que consegue agilizar a tomada de decisões, reduzir custos operacionais e conhecer em tempo real o que está ocorrendo em seus mananciais”, explicou Nilzo Renê Fumes, engenheiro na Divisão de Gestão e Desenvolvimento Operacional de Recursos Hídricos Metropolitanos da Sabesp.

Os dados fornecidos pelas estações telemétricas e armazenados no SSD são utilizados para atualizar diariamente os níveis dos sistemas produtores da RMSP, sempre às 9 horas da manhã, no site da Sabesp, e gerar relatórios que são enviados às áreas operacionais e à alta administração da empresa.
O Boletim dos Mananciais, elaborado diariamente pelos engenheiros Nilzo Fumes e Carlos Wada, fica disponibilizado para download no site da Sabesp. Os dados também são disponibilizados para a Agência Nacional de Águas (ANA); Comitês Bacias PCJ Jundiaí e Alto Tietê; Departamento de Águas e Energia (DAEE); imprensa e para a própria comunidade.



< voltar