Avançam as obras do Sistema Produtor São Lourenço

Data: 10/05/2016
Fonte: Sabesp


Como um trem a todo vapor, as obras do Sistema Produtor de Água São Lourenço completaram dois anos no mês de abril com cerca de 3.700 funcionários trabalhando em 29 canteiros e a primeira passagem por baixo da rodovia Raposo Tavares finalizada, por onde passará adutora de água tratada. Quando estiver pronto, o empreendimento atenderá até dois milhões de moradores da Região Metropolitana de São Paulo.

O sistema vai captar 4,7 mil litros por segundo no cachoeira do França, em Ibiúna. Há ainda a possibilidade de ampliação dessa oferta para 6,4 mil litros por segundo, quantia suficiente para abastecer mais 500 mil pessoas. A Sabesp já protocolou o pedido de ampliação da outorga na Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e no Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE).

Com as obras iniciadas em 2014 por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada), além da passagem concluída, o sistema já conta com a escavação da segunda passagem, também por baixo da rodovia, que foi iniciada no mês de março. Nela passará uma subadutora que atenderá ao bairro Atalaia, em Cotia.

Outra etapa em andamento é a montagem de três reservatórios, os maiores da Sabesp, na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Vargem Grande, com capacidade para armazenar 25 milhões de litros de água bruta cada um. E não é só isso: no local também será construído um reservatório de concreto, que vai armazenar 20 milhões de litros de água tratada. Outros dois reservatórios metálicos, com capacidade para armazenar 30 milhões de litros de água, serão montados em Itapevi.

O transporte dessa água até os setores de abastecimento, por sua vez, será realizado por meio de duas estações elevatórias e de novas adutoras e subadutoras que vão ligar o São Lourenço ao sistema já existente. Até março já foram instalados 33 quilômetros de adutoras dos 83 programados e escavados 648 metros de um túnel que terá mil metros e fará parte da tubulação que levará água tratada até as residências.

Benefícios

A PPP São Lourenço é a maior obra hidrográfica do país e abastecerá moradores dos municípios de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Santana de Parnaíba e Vargem Grande Paulista.

O novo sistema é uma parceria com as construtoras Andrade Gutierrez e Camargo Corrêa e terá investimento de R$ 2,21 bilhões, em troca da operação do sistema por 25 anos. A conclusão das obras está prevista para outubro de 2017.


< voltar