UNESP oferece mestrado sobre Recursos Hídricos com atividades presenciais e a distância

Data: 09/05/2016
Fonte: Unesp
A Universidade Estadual Paulista é responsável pela coordenação geral do curso e pela implementação das atividades online, por meio do seu Núcleo de Educação a Distância

Até o dia 22 de maio é possível inscrever-se para o ProfÁgua – Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos. O curso vai proporcionar formação teórica e prática em áreas distintas do conhecimento, como Engenharia, Geografia e Ciências Sociais. O objetivo é aprimorar as competências de profissionais e pesquisadores que já atuam nessa área, auxiliando-os a lidar com as questões complexas que envolvem o assunto.

A UNESP é responsável pela coordenação geral do mestrado, que será realizado por uma rede de universidades públicas brasileiras, formada pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul. As aulas presenciais acontecerão em polos dessas universidades.

Cada uma das instituições participantes poderá abordar as especificidades regionais, enriquecendo o conteúdo. “Um país continental como o Brasil não pode insistir em tratar problemas complexos de maneira massificada. Temos que trocar e aglutinar experiências de maneira interinstitucional e interdisciplinar”, defende Jefferson Nascimento de Oliveira, professor da Faculdade de Engenharia da UNESP em Ilha Solteira e coordenador geral do curso.

Educação a Distância

Outro diferencial do ProfÁgua é a realização de atividades a distância. Haverá um Ambiente Virtual de Aprendizagem, organizado pelo Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da UNESP. Os professores das disciplinas e universidades envolvidas têm o apoio pedagógico e tecnológico do NEaD para a produção de materiais digitais (vídeos, infográficos, apostilas, apresentações) e para a implementação de atividades interativas (fóruns, jogos, web conferências, simulações) e avaliativas (provas, exercícios, sínteses etc.). Como em todos os cursos do NEaD, o ambiente educacional será acessível para pessoas com deficiência visual e auditiva.

Para os mestrandos, a educação a distância permitirá o estudo flexível, no melhor horário e, inclusive, por meio de dispositivos móveis. Os materiais de base serão unificados e haverá a possibilidade de interação com colegas de outras regiões do país. “A educação impregnada pelas tecnologias enriquece as aulas presenciais e valoriza o professor”, ressalta Klaus Schlünzen Junior, coordenador do NEaD/UNESP e professor livre-docente em informática e educação. “O aluno tem a possibilidade de estudar o conteúdo remotamente e usar a sala de aula para aprofundar as discussões, aproveitando a experiência de seu professor”, explica.

Parcerias

O mestrado profissional é resultado de uma parceria entre a UNESP e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A iniciativa conta com recursos da Agência Nacional de Águas (ANA), vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, que implementa e coordena a gestão dos recursos hídricos no país. Um convênio firmado com a UNESCO vai possibilitar que os alunos que se destacarem no mestrado possam estagiar no Institute for Water Education (IHE), maior estabelecimento internacional de ensino na área de recursos hídricos em nível de pós-graduação, sediado na Holanda.

SERVIÇO
ProfÁgua – Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos

Inscrições: até 22 de maio, no site do curso. A taxa de inscrição é de R$ 56.

Público-alvo: preferencialmente funcionários de secretarias, órgãos ou empresas de gestão de recursos hídricos, saneamento, abastecimento e hidroeletricidade, bem como de organizações do terceiro setor com atuação na área ambiental ou que trabalhem com atividades relacionadas.

Prova de seleção: 02 de julho

Início das aulas: 22 de agosto

Informações e edital:
Site do curso: http://www.feis.unesp.br/#!/pos-graduacao/profagua/

Contato:
Telefones: (18) 3743-1978 e (18) 3743-1000 ramal 1317
e-Mail: profagua@adm.feis.unesp.br


< voltar