Aqualog: tecnologia e inteligência no tratamento da água

Data: 06/05/2016
Fonte: Sabesp

Agilidade e qualidade são sinônimos de Aqualog, uma tecnologia de ponta criada pela Sabesp para controlar automaticamente todas as etapas do tratamento de água nas 29 estações do Vale do Ribeira. O sistema, além de aumentar a qualidade da água, economiza energia e produtos químicos.
Criado por técnicos da Sabesp, o Aqualog controla todo o processo de tratamento de água dentro da própria estação, desde sua captação até a dosagem de produtos químicos e fiscalização dos níveis dos reservatórios.

O sistema também analisa a água de um em um minuto durante todas as etapas do tratamento, corrigindo eventuais irregularidades e interrompendo e reiniciando o trabalho de acordo com as necessidades.

Todo trabalho é monitorado à distância e online pelo Centro de Controle da Operação (CCO), localizado em Registro, que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, e agiliza qualquer ação necessária.

E os benefícios não param por aí. Com a automação das estações de tratamento de água (ETAs), a partir do Aqualog, é possível uma economia de até 25% em produtos químicos e de 15% a 20% em energia, além do aumento do Índice de Qualidade da Água em 85%. “A água é muito boa, dá pra beber direto da torneira ”, conta a comerciante Joana Rosa Monteiro Lima, de Registro.

História
O Aqualog foi implantado pela primeira vez em 1996, em Tapiraí, no Vale do Ribeira, onde nasceu a primeira estação de tratamento de água “inteligente”. O bom resultado fez com que o sistema fosse implantado, no ano seguinte, na maior ETA da região, em Registro, e depois nas outras estações do Vale do Ribeira.

Com o sucesso, empresas que trabalham com tratamento de água em outras regiões brasileiras também se interessaram pela tecnologia como o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae), de Jaraguá do Sul (SC); o Laboratório Teuto Brasileiro, de Anápolis (GO); o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), de Itapetinga (BA); e a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan).


< voltar