Pesquisadores internacionais avaliam no Brasil os impactos da seca

Data: 05/05/2016
Fonte: celulose on line

Reunião do Euroclima acontece na Paraíba e discute mecanismos de redução dos impactos socioeconômicos da seca nos países latino-americanos.

A 2ª Reunião do Euroclima, que se iniciou no dia 18 e acaba no dia 22 abril, acontece no Instituto Nacional do Semiárido do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Insa/MCTI), em Campina Grande, na Paraíba, e integra pesquisadores da América Latina e da União Europeia com o objetivo de promover o intercâmbio entre a política, a investigação científica e a aplicação de metodologias para monitorar e mitigar os efeitos da desertificação, da degradação da terra e da seca na América Latina.

euroclimaEstão reunidos representantes de 18 países oriundos de institutos de pesquisa científica, universidades e agências que desenvolvem estudos sobre secas e processo de desertificação na América Latina e Caribe, além de representantes governamentais. A Reunião tem como objetivo a capacitação e o desenvolvimento de redes regionais de investigação sobre os processos climáticos da América Latina.

O Euroclima é um programa de cooperação entre a União Europeia (UE) e a América Latina, com foco nas mudanças climáticas. As pesquisas levantadas têm o objetivo de facilitar a integração de estratégias nas políticas públicas e nos planos de desenvolvimento regional, no sentido de minimizar as consequências da seca e favorecer a adaptação às alterações climáticas. As pesquisas do Euroclima são direcionadas para contribuir com a redução da pobreza na América Latina e promover oportunidades de crescimento econômico em conjunto com a preservação do ambiente.


< voltar