Sabesp em busca da universalização do saneamento na região do Vale do Ribeira

Data: 02/05/2016
Fonte: Sabesp



No Vale do Ribeira, a Sabesp atende 23 municípios e busca levar saneamento básico a fim de beneficiar mais de 387 mil pessoas naquela região.

Sediada em Registro, a unidade possui 72 sistemas de produção de água, 111,6 mil ligações de água e 77,5 mil de esgoto, 32 Estações de Tratamento de Água, 46 Estações de Tratamento de Esgotos, 120 reservatórios, além de uma extensão de 1,7 mil quilômetros de redes de distribuição de água e 971 mil de redes coletoras de esgoto.

De 2011 até hoje, foram construídas mais 11 novas instalações de esgotos, 7 estações de água e 33 reservatórios, além de vários sistemas de coleta e afastamento de esgotos e importantes obras para reforço do abastecimento de água nas cidades litorâneas. Mais 4 estações de tratamento de esgotos encontram-se em construção e a conclusão está prevista para este ano ainda, totalizando 15 novas estações.

Vale destacar os investimentos nos municípios de Apiaí, Ribeira, Itaoca e Barra do Chapéu que ainda não contavam com tratamento de esgotos, bem como a duplicação da principal estação de Registro. A Sabesp também expandiu sistemas de coleta e tratamento de esgotos no Distrito de Itapeúna, em Eldorado; do Distrito de Ana Dias, em Itariri; e do Bairro da Serra, localizado em Iporanga, em área do Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar), bem como o sistema de coleta e afastamento de esgoto do bairro Retiro das Caravelas, na cidade litorânea de Cananeia.

A Unidade também é pioneira na automação de estações de água. A primeira instalação a ser controlada à distância por um centro de controle operacional foi em Tapiraí e , em 2014, todas as unidades de tratamento de água adotaram a tecnologia chamada Aqualog, que, além de menor custo, garante melhorias nos processos de qualidade da água fornecida à população.



< voltar