Carro-robô da Sabesp realiza missão quase impossível para filmar tubulações de esgoto

Data: 20/04/2016
Fonte: Sabesp
Carro-robô da Sabesp realiza missão quase impossível para filmar tubulações de esgoto
Publicado em: 19/04/2016
E-mail
Imprimir
Parecido com o robô utilizado pela NASA para explorar Marte, o carro-robô da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), vistoria tubulações que levam o esgoto para as estações de tratamento e identifica trincas, infiltrações e obstruções. O sistema permite verificar se coletores-tronco e interceptores da Região Metropolitana de São Paulo estão bons para operação, agilizando as intervenções quando necessárias para evitar problemas mais graves como o transbordamento de esgoto nas ruas.

A tecnologia faz parte de um pacote adquirido pela Sabesp que entrou em operação em 2015 e conta com sensores de laser, scanner e sonar, acessórios que são adicionados aos dois robôs em operação – um para pequenos diâmetros e outro para grandes diâmetros. Dois trailers também fazem parte da aquisição e neles são guardados os robôs e todo material para seu uso e limpeza.

“O objetivo do robô é agir preventivamente para identificar irregularidades antes que a tubulação apresente problemas maiores. Após a filmagem, encaminhamos o relatório acompanhado de fotos para o setor de Engenharia realizar a intervenção”, explicou Jaime Tsai, técnico em sistemas de saneamento da Sabesp.

Tecnologia americana, segundo Tsai, os carros-robôs são usados principalmente para o recebimento de obras a fim de garantir a qualidade da operação da rede. No entanto, em casos de correção eles também podem ser utilizados para encontrar o ponto exato onde ocorre o problema, evitando quebrar uma tubulação no local errado.

Estrutura
O tamanho dos robôs e sua adaptação para atuar em cada tipo de tubulação é feita através de uma base que vem com três jogos de pneus. Para iniciar a filmagem, por sua vez, primeiro o carro-robô é conectado a um cabo de 250 metros, que pode ser aumentado, e depois é colocado dentro de um poço de visita.

Já na tubulação, o robô é controlado por um rádio controle que fica dentro do trailer e é manuseado por um técnico. Nele é possível ver as imagens captadas, bem como os obstáculos ou quantidade de resíduos, além de informações como data, horário, distância e tamanho aproximado de trincas e espaçamento de juntas.

Para uma imagem de qualidade e facilidade para captá-las, os carros-robôs são blindados, possuem câmeras de zoom óptico e móveis (360°) e têm a possibilidade de elevar a parte superior 40 centímetros. Além disso, uma câmera de ré permite que o robô retorne ao ponto de início sem manobrar, já que algumas tubulações não possuem espaço para isso.

No trailer os técnicos têm à sua disposição sinalização, iluminação auxiliar sustentável, um carretel para controle do cabo conectado ao robô, desinfetante e jato de água potável para a limpeza da tecnologia. Nele também é encontrado um computador com o software necessário para realizar os relatórios do monitoramento e encaminhá-los ao setor de Engenharia da Sabesp.

A tecnologia foi destaque no jornal Folha de São Paulo no dia 17 de abril: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2016/04/1761688-robozinho-espiao-inspeciona-dutos-de-esgoto-da-grande-sp.shtml



< voltar