Cidade de Santos é destaque nacional em saneamento básico

Data: 19/04/2016
Fonte: agua on line
O Ranking do Saneamento 2016, promovido pelo Instituto Trata Brasil, confirmou Santos com os melhores indicadores de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto do Brasil.

Entre as 100 maiores cidades do País, o Município obteve o 5º lugar no estudo realizado com base nas informações do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) de 2014, do Ministério das Cidades.

Santos fica atrás apenas de Franca (1° lugar), Londrina (2°), Uberlândia (3°) e Maringá (4º). Está à frente de diversas importantes cidades do Estado, como São José dos Campos (7º) e São Paulo (22º), e de outras capitais brasileiras, a exemplo de Curitiba (11º) e Belo Horizonte (25°).

Segundo o pesquisador do Instituto Trata Brasil, Pedro Scazufca, a evolução do saneamento é acompanhada de três elementos: bom planejamento em prol da universalização do serviço, a regulação adequada do serviço e a gestão adequada da concessionária de saneamento.

Operação

Em Santos, desde 1973 o fornecimento de água e o sistema de coleta e tratamento de esgoto são operados pela Sabesp. No final de setembro de 2015, a Prefeitura assinou contrato histórico com a empresa estatal, válido por 30 anos, que resultará em quase R$ 1 bilhão de investimentos.

Um total de R$ 424 milhões será revertido para ações de melhoria no abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e manutenção geral. “Em sistema de esgoto, Santos tem quase 100% de rede, coleta e tratamento. Hoje o nosso foco é ampliar a manutenção e o monitoramento para que a Cidade melhore os seus indicadores cada vez mais”, explica a secretária de Meio Ambiente, Débora Blanco Bastos Dias.


< voltar