Seminário das Instituições de Recursos Hídricos do Paranapanema

Data: 07/04/2016
Fonte: ass. evento

Por iniciativa do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema foi realizado, na Unesp de Presidente Prudente, o Seminário das Instituições de Recursos Hídricos do Paranapanema, prestigiado com a presença de 150 participantes. A maioria representou 14 Universidades dos Estados de São Paulo e Paraná, integradas à Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema numa área equivalente a 106.000 km2 e uma população estimada em 5 milhões de pessoas. Os dois Estados – São Paulo e Paraná – contam com 6 Comitês de Bacias Hidrográficas em rios afluentes que participam da gestão de recursos hídricos.

No ato de abertura realizado na manhã de 5 de Abril no Auditório/Discente V da Faculdade de Ciências e Tecnologia, houve pronunciamentos do representante da Agência Nacional de Águas/ANA, Sr.Luís Gustavo Miranda Mello (Especialista em Recursos Hídricos); da Pró-Reitora de Extensão Universitária da Unesp, Profª. Drª. Mariângela Spoti Lopes Fujita; o Vice-Presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, Prof.Dr.Paulo Fernando Soares (Vice-Presidente); o Prof.Dr.Emílio Carlos Prandi, membro do Grupo de Trabalho GT Plano, do Comitê, que apresentou o Plano Integrado de Recursos hídricos da Bacia hidrográfica do Rio Paranapanema.

As boas vindas aos participantes do I Seminário das Instituições de Ensino Superior da UGRH do Paranapanema, foram dadas pelo Vice-Diretor da FCT/Unesp, Prof. Dr. José Carlos Silva Camargo Filho. Os demais pronunciamentos foram feitos pelo Secretário Executivo do Comitê da Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema, Sandro Roberto Selmo e representando o Banco de Dados do Plano Integrado de Recursos Hídricos, o Sr. Paulo Marcos Coutinho dos Santos, especialista da Agência Nacional de Águas/ANA.

Palestras e Roda de Diálogo
Um ciclo de 4 palestras – previamente programado – tratou de questões ambientais a partir do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema; Capacitação para a gestão das águas; plano integrado de recursos hídricos da Bacia do Paranapanema e Banco de Dados. Dada a palavra à Pró-Reitora, Profª.Drª.Mariângela Spoti Lopes Fujita propôs que seja criada a FAEX – Fundação de Amparo à Extensão Universitária. Universidades participantes: UNESP, UENP; FEITEP, UNINGÁ; FEMA; UNOESTE; UEM; UEL; TOLEDO/CENTRO UNIVERSITÁRIO; FIO, UNIP; UNICESUMAR; UNIESP E FACULDADES GAMON.

Na etapa final, com a participação das instituições de ensino superior na gestão das águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, realizou-se a “Roda de Diálogo” sob a coordenação do Prof.Dr.Antonio Cezar Leal – Assessor da Pró-Reitoria de Extensão Universitária da Unesp - e Coordenador do Grupo de Trabalho de Acompanhamento (Plano Integrado) de Recursos Hídricos do Paranapanema. Na continuidade houve pronunciamentos dos Profs.Drs.:Odair Francisco, das Faculdades Integradas de Ourinhos/SP e Maria de Los Angeles Perez Lizama, do Programa de Mestrado em Tecnologias Limpas, da UNICESUMAR – Maringá/PR.


< voltar