Anpei e Agência USP de Inovação assinam cooperação para estimular a inovação

Data: 01/04/2016
Fonte: anpei



No dia 28 de março de 2016, as equipes da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) e da Agência USP de Inovação (AUSPIN) se reuniram para a assinatura de um Acordo de Cooperação e o início de uma parceria que tem como objetivo estreitar o relacionamento entre as instituições.
Para o coordenador da Agência USP de Inovação, Prof. Dr. Vanderlei Bagnato, a aproximação da Universidade de São Paulo com a Anpei, via AUSPIN, trará novas oportunidades para o relacionamento entre a universidade e empresas inovadoras, através do desenvolvimento de diversas ações conjuntas.

“Do ponto de vista da universidade, estas ações poderão ser realizadas das mais diversas formas, indo ao encontro dos interesses dos alunos, docentes e funcionários, que deslumbram na inovação um retorno maior para a sociedade. A aproximação da comunidade USP com as empresas associadas à Anpei trará inúmeros benefícios para ambas as partes, principalmente com o desenvolvimento de pesquisas tecnológicas em parceria entre a Associação, os grupos de pesquisas da universidade, as startups da USP e as empresas vinculadas às incubadoras e parques tecnológicos com os quais a USP possui relação”, afirmou Bagnato.

A Anpei exerce papel ativo de representação das empresas engajadas em atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I) com o governo e a sociedade, estimulando a inovação nas companhias brasileiras, bem como colocando o tema no cerne das estratégias econômicas e de políticas públicas do país. Atualmente, conta com mais de 250 associados, dentre empresas de diferentes portes e setores, startups e instituições científicas e tecnológicas (ICTs).
Para Gerson Valença Pinto, presidente da Anpei, o acordo exalta a importância do estreitamento da relação entre empresas e universidades. “O momento pelo qual estamos passando hoje se traduz em uma grande chamada para todos nós – empresas, governo e academia. Juntos podemos fortalecer a agenda nacional que fomenta o investimento privado em inovação e auxilia os atores na busca por vantagens competitivas. Assim, conseguiremos colocar o Brasil, com todo o seu potencial para inovação, no contexto internacional”, explicou.
Como o diretor da Anpei e sócio-fundador da startup 24X7 Cultural, Fábio Bueno Netto, ministra a palestra inaugural do curso de empreendedorismo da USP há muitos anos, ele deu início à articulação que resultou na assinatura do acordo de cooperação entre as instituições. Na solenidade, o diretor ressaltou a importância do lucro nessa relação. “A aproximação da universidade com as empresas tem o objetivo de gerar lucro para o setor empresarial de forma ética e, consequentemente, alavancar o desenvolvimento social do país. Porque não existe desenvolvimento sem lucro”, disse Fábio, explicando o ciclo do Sistema Nacional de Inovação (SNI). “O desenvolvimento gera inovação, que possibilita a criação de um produto e a sua inserção no mercado. Isso gera dinheiro e o pagamento de impostos. Assim, o conhecimento gerado na universidade volta para ela”.
A Agência USP de Inovação é responsável por gerir a política de inovação da USP e promover a utilização do conhecimento científico, tecnológico e cultural produzido na Universidade em prol do desenvolvimento socioeconômico sustentável do estado e do país. Sua missão é oferecer apoio aos docentes, alunos e funcionários da universidade na elaboração de projetos em parceria com os setores empresariais, bem como atuar na proteção do patrimônio industrial e intelectual ali gerado, efetuando todos os procedimentos necessários para o registro de patentes, marcas e direitos autorais.
“Além de representar seus associados, a Anpei também possui Comitês que atuam em áreas complementares à AUSPIN, como o Comitê de Interação ICT – Empresa e o de Gestão da Propriedade Intelectual, por exemplo, que nos dão um leque amplo de possibilidades de cooperação”, explica Gerson Pinto.
Segundo a vice-coordenadora da Agência USP de Inovação, Profª. Drª. Luciane Ortega, essa parceria poderá proporcionar excelentes oportunidades para as iniciativas de empreendedorismo da universidade em atividades em conjunto com empresas associadas à Anpei. “Além disso, essa cooperação poderá apresentar às empresas associadas à Anpei, de forma mais efetiva, todo o conhecimento de base tecnológica gerado no âmbito da USP, possibilitando novas parcerias e o estabelecimento de programas para o estímulo da inovação e do empreendedorismo na sociedade em geral”, reforçou a professora Luciane.


< voltar