Importância da água tratada para a saúde pública é tema de 2º Workshop sobre abastecimento em Buritis

Data: 28/03/2016
Fonte: ass. evento
Para reforçar a conscientização ambiental, a Águas de Buritis participou do 2º Workshop sobre Abastecimento de Água e Qualidade de Vida, promovido pela Prefeitura Municipal de Buritis e a Agência Reguladora dos Serviços Delegados (Agerb). O evento, realizado na Associação Comercial e Industrial, contou com palestras de especialistas em saneamento e meio ambiente, profissionais da saúde, além da participação de autoridades municipais, representantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Buriti e agentes comunitários de saúde e endemias do município.

O workshop teve como palestrantes o gestor da concessionária, Jean Damaceno, o técnico florestal e ambiental, Márcio de Santana Coelho, a bióloga Renata Romualdo e a nutricionista, Sonely Mendes Garcia. O objetivo é alertar sobre a importância da qualidade da água para o consumo humano, informar sobre análises do lençol freático hoje presente no município, os riscos de doenças de veiculação hídrica e suas consequências para a saúde humana e, apresentar as recentes melhorias no abastecimento com foco na qualidade de vida da população.

De acordo com o gestor da Águas de Buritis, Jean Damaceno, a concessionária trabalha para oferecer água tratada com qualidade e regularidade. “A empresa faz um rigoroso controle da qualidade da água desde a captação de água bruta do Rio Candeias, até os pontos de distribuição de água na rede e atende a todos os parâmetros de qualidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A potabilidade da água é averiguada por análises diárias que demonstra que a população recebe um serviço de qualidade em seus imóveis”, explica.

Ele ainda explica que com a adesão à rede de água, os moradores ficam livres de poços domiciliares e fontes alternativas que são grandes propagadores de doenças de veiculação hídrica. “Os poços domiciliares representam um risco para a saúde da população porque têm alto risco de contaminação do lençol freático. Por isso, é importante que os moradores evitem o uso de poços e conheçam os benefícios de se ter água tratada para garantir a saúde de toda a família”.

Em Buritis, a concessionária realiza a implantação da rede de abastecimento de água e opera uma Estação de Tratamento de Água (ETA), que elimina impurezas e envia água tratada e própria para consumo para as residências. No município, a empresa vai investir R$ 78 milhões em melhorias no abastecimento de água e na ampliação da rede de esgotamento sanitário.

Para mais informações sobre o serviço de água que passou a ser ofertado em Buritis, acesse www.aguasdeburitis.com.br ou ligue 69 3238 2657.



< voltar