Jundiaí une esforços para viabilizar preservação de nascentes

Data: 23/03/2016
Fonte: ass imprensa



Município passa a integrar programa que amplia a segurança hídrica em 12 regiões metropolitanas do Brasil

Nesta terça-feira (22), Dia Mundial da Água, a Prefeitura de Jundiaí, a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente e o Departamento de Águas e Esgoto (DAE) do município lançaram em conjunto com a Ambev, uma das maiores fabricantes globais de bebidas, e a The Nature Conservancy (TNC), organização ambiental líder no mundo, o Programa Nascentes Jundiaí, uma iniciativa que tem como objetivo conservar as fontes de água da região, por meio da recuperação e preservação de florestas em áreas escolhidas cientificamente.

A medida aumentará a segurança hídrica para os mais de 350 mil habitantes do município, no médio prazo, e trará benefícios ambientais como a preservação da riqueza de espécies da Mata Atlântica e o incentivo ao turismo.

A lei que cria o Programa Nascentes Jundiaí será assinada pelo Prefeito Pedro Bigardi, em evento na fazenda do agricultor Roberto Fumachi, uma das 33 propriedades rurais beneficiadas pela primeira fase do projeto, que deve recuperar 440 hectares ao longo da bacia do rio Jundiaí-Mirim.

Com o programa, aberto a novas parcerias, os produtores rurais passam a contar com apoio técnico e financeiro para proteger as mais de 1400 nascentes do município, mapeadas ao longo de três anos pela DAE Jundiaí e pela TNC, com o apoio da Fundação Femsa. “O poder público e a coletividade possuem o dever de preservar o meio ambiente, constitucionalmente garantido e de forma ecologicamente equilibrada, para as presentes e futuras gerações”, destacou o prefeito Pedro Bigardi, na justificativa do novo programa.

O projeto em Jundiaí integra a Coalizão Cidades pela Água, iniciativa coordenada pela TNC e que ampliará a segurança hídrica para mais de 60 milhões de brasileiros, em 12 regiões metropolitanas.

Em vários desses locais, a Coalizão vem mapeando milhares de propriedades rurais onde a restauração florestal pode proteger nascentes importantes para o abastecimento. A recuperação da mata e do solo já está em andamento em áreas próximas a sistemas de água essenciais para as grandes cidades, como o Cantareira e o Alto Tietê, na Grande São Paulo, e o Guandu, que fornece água para o Grande Rio de Janeiro.

“As soluções baseadas na natureza, como a recuperação de florestas, precisam integrar as ações que os governos e as empresas apoiam para ampliar a segurança hídrica, o que está sendo feito com essa iniciativa em Jundiaí”, afirma Samuel Barrêto, Gerente Nacional de Água da TNC.

Para a Ambev, a atuação em Jundiaí reforça o compromisso global da companhia com a preservação e o uso racional da água.

“A Ambev já trabalha em prol da conservação e recuperação de bacias hidrográficas há mais de 5 anos, por meio do Projeto Bacias. Por isso, a união com a Coalizão é uma maneira de somar esforços para a melhoria da questão hídrica do Brasil”, afirma Simone Veltri, gerente de relações socioambientais da Ambev.

A unidade de Jundiaí, por exemplo, tem um dos menores índices de consumo de água entre todas as fábricas da empresa, sendo referência em economia para produção de refrigerantes. No último ano, essa fábrica conseguiu reduzir em 5% o volume de água utilizado ao longo de todo processo produtivo.

Para saber mais sobre a Coalizão e suas iniciativas, visite www.tnc.org.br/agua.

Sobre a Ambev

“Ser a melhor empresa de bebidas, unindo as pessoas por um mundo melhor”. Esta é a missão da Ambev, empresa de capital aberto, sediada em São Paulo, no Brasil, com operações em 19 países das Américas (Argentina, Brasil, Bolívia, Barbados, Canadá, Chile, Colômbia, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, Nicarágua, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai, Dominica, Antigua e St. Vincent).

Dona de um portfólio de "estrelas" como Antarctica, Brahma, Bohemia, Budweiser, Skol, Original, Stella Artois; os refrigerantes Guaraná Antarctica, Soda, Pepsi, Sukita, Antarctica Citrus e H2OH!; o isotônico Gatorade e o chá Lipton, além do energético Fusion e da Brahma 0,0%, totalmente sem álcool, a Ambev é líder no ranking das cervejarias na América Latina.

Reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar, a Ambev tem em seus funcionários – mais de 32 mil só no Brasil – sua maior fortaleza. Por isso, investe continuamente no desenvolvimento e sucesso de sua Gente, que é incentivada a se sentir dona da companhia e pensar grande.

Pioneira, a companhia desenvolve o Programa Ambev de Consumo Responsável desde 2003, fazendo campanhas de conscientização sobre o uso indevido do álcool, norteadas pelas premissas da Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre seus principais projetos estão o Papo em Família, o Na Responsa!, o Bar de Responsa e o Supermercado de Responsa. Todos voltados a evitar o consumo de álcool por menores de idade.

Sua reconhecida excelência em gestão gera retorno aos seus acionistas e garante atuação sustentável. No ano de 2015, o volume de vendas da companhia chegou a quase 170 milhões de hectolitros de bebidas e a receita líquida foi de R$ 46,7 bilhões – crescimento de 12% em relação ao ano de 2014.

Referência em práticas ambientais, a Ambev criou o Movimento CYAN – Quem vê água enxerga seu valor (www.movimentocyan.com.br), uma ampla iniciativa de mobilização e conscientização da sociedade para o uso racional desse recurso natural. Um dos principais destaques de maior impacto do Movimento é o Projeto Bacias, que atua em conjunto com as ONGs WWF e The Nature Conservancy para preservar bacias hidrográficas. E, para estimular a reciclagem de resíduos pós-consumo, a companhia desenvolve inúmeras ações por meio do Ambev Recicla.



< voltar