Instituto Trata Brasil revela os melhores índices de saneamento do país

Data: 18/03/2016
Fonte: Sanepar
O Ranking do Saneamento nas 100 Maiores Cidades, divulgado nesta quarta-feira (16) pelo Instituto Trata Brasil, destaca sete cidades do Paraná, todas atendidas pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). Londrina é a 2a melhor do país, seguida por Maringá, a 4a, e Ponta Grossa, a 10a. Franca, em São Paulo, ocupa a 1a posição. O levantamento do Trata Brasil utilizou os últimos dados publicados pelo Ministério das Cidades no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ano-base 2014.

Curitiba se mantém como a primeira entre as capitais pelo quarto ano seguido. Enquanto Curitiba é a 11a na classificação geral, São Paulo, a próxima capital que aparece no estudo, está na 22a colocação. Entre as capitais da Região Sul, Porto Alegre ocupa a 38a posição e Florianópolis, a 59a.

De acordo com o estudo, as demais cidades paranaenses que aparecem no ranking são Cascavel, na 18a colocação, Foz do Iguaçu, na posição 33a, e São José dos Pinhais, na 49a.

“Este resultado, que mostra como era a cobertura em 2014, reflete o compromisso que a Sanepar tem com a manutenção dos investimentos necessários e com a qualidade da operação dos sistemas que atendemos. Nossos empregados são comprometidos com a missão da empresa de prestar serviços de saneamento de forma sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida do povo paranaense”, afirma o presidente da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Mounir Chaowiche.

O estudo com base nos dados de 2014 mostra que, no Brasil, 83% da população conta com o serviço de abastecimento de água tratada, 49,8% tem coleta de esgoto e apenas 40,8% do esgoto coletado é tratado. No Paraná, atualmente, a cobertura com abastecimento de água é de 100% nas cidades atendidas pela Companhia. Na coleta de esgoto, o índice atual da Sanepar é de 67%. Praticamente todo o esgoto coletado é tratado. O índice de dezembro de 2015 é de 99,5%.

O Instituto Trata Brasil divulga seu tradicional “Ranking do Saneamento Básico nas 100 Maiores Cidades”, desde 2009, sempre com base nos dados informados pelas empresas operadoras de água e de esgoto ao Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento Básico (SNIS).
- See more at: http://www.aesbe.org.br/conteudo/12779#sthash.uC9WpjDn.dpuf


< voltar