Número de vazamentos cai 71% em 10 anos na Região Metropolitana de São Paulo

Data: 14/03/2016
Fonte: Sabesp
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) reduziu em 71% o total de vazamentos nos ramais de sua rede de distribuição de água na Região Metropolitana de São Paulo no período de 10 anos. A marca obtida é resultado da combinação do intenso trabalho de manutenção preventiva que a companhia executa com a modernização dos serviços, garantindo rapidez e eficiência no atendimento a esse tipo de ocorrência. De acordo com os dados da empresa, os cerca de 262 mil vazamentos registrados durante todo o ano de 2005 caíram para 75 mil em 2015, o que contribuiu diretamente para a economia de água na Região Metropolitana de São Paulo e o conforto da população.

Para conseguir a queda no total de vazamentos, a Sabesp vem adotando uma série de procedimentos, a começar pela intensificação da manutenção preventiva. A troca periódica dos ramais que fazem a ligação dos domicílios à rede de água reduz o risco de problemas nas tubulações, ao substituir equipamentos gastos por material novo e mais resistente.

Somente em 2015, a companhia fez 285 mil trocas de ramais, número quatro vezes maior do que as 71 mil substituições totalizadas em 2005. O impacto positivo de medidas como essa é sentido no dia a dia de trabalho. Em 2015, as equipes da Sabesp registraram em média o atendimento a 1.344 vazamentos diários. Esse total representa 0,02% dos mais de 4,5 milhões de ramais de água existentes na Grande São Paulo.

Outro ponto importante é a rapidez no atendimento aos casos de vazamento. A Sabesp faz o reparo de vazamentos de água visíveis num período médio de 13 horas, tempo muito inferior ao prazo estabelecido pela Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo). Resolução do órgão determina que as empresas de saneamento solucionem 50% dos vazamentos de água em até 24 horas e 90% em no máximo 48 horas.

A tecnologia é outra importante aliada na garantia dessa rapidez. Todas as equipes da Sabesp nas ruas dispõem de um PDA (personal digital assistant), um palmtop com várias funções para a execução das tarefas diárias. Pelo equipamento, os funcionários recebem da central de atendimento informações detalhadas em tempo real sobre ocorrências que precisam ser resolvidas.

O aparelho também indica a localização de cada equipe, o que permite acionar sempre aquela que estiver mais próxima do local com vazamento ou qualquer outro problema. A equipe também tem à disposição na tela do PDA a planta da rede de água e esgoto da Sabesp, por meio do Signos (Sistema de Informações Geográficas no Saneamento). A ferramenta facilita a localização da tubulação, facilitando a solução dos reparos.

Alguns números sobre a presença da Sabesp

4, 5 milhões de ramais de água
3,7 milhões de ramais de esgoto
36.691 quilômetros de rede de água
26.100 quilômetros de rede de esgoto



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