Projeto de agroecologia pode contribuir com revitalização do Iguaçu

Data: 09/03/2016
Fonte: Sanepar



Projeto da Secretaria do Estado da Agricultura foi apresentado ao Grupo Gestor do Rio Iguaçu

As áreas de conservação das barragens de abastecimento público Iraí, Piraquara II e Miringuava poderão receber atividades de agroecologia. A proposta foi apresentada nesta terça-feira (8) pelo presidente do Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA), João Carlos Zandoná, às instituições que formam o Grupo Gestor do Rio Iguaçu (GGRI). O CPRA é vinculado à Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab).

As ações devem ser desenvolvidas junto aos agricultores, moradores e escolas localizados nestas regiões para promover a agroecologia e a preservação dos recursos hídricos. Entre as atividades previstas, estão cursos e dias de campo para agricultores, técnicos, professores e gestores públicos municipais; programas de eventos e visitas às propriedades rurais; organização dos produtores e da produção para o atendimento do mercado institucional e convencional de orgânicos. O plano de ação da Seab tem como foco a Produção Hortícola em Base Agroecológica e com Alimentos Seguros.

Ainda em março, a Câmara Temática de Educação do GGRI deve realizar ações do Programa de Educação Ambiental em Curitiba (Alto Iguaçu) e em Cascavel (Baixo Iguaçu). Em 3 de março, foram realizadas em União da Vitória as atividades para o Médio Iguaçu. A Sanepar e a Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre) promoveram oficina (workshop) para a revitalização do Rio Iguaçu. O assunto foi discutido entre as autoridades que representam 18 dos 109 municípios das bacias hidrográficas do Rio Iguaçu.

GGRI - O Grupo Gestor do Rio Iguaçu, coordenado por Mario Celso Cunha, foi criado pelo Decreto 1589/2015 e é composto por representantes da Seab, das secretarias do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, do Planejamento e Coordenação Geral, do Desenvolvimento Urbano, da Sanepar, da Copel, do Instituto das Águas do Paraná, do Instituto Ambiental do Paraná, da Casa Civil, dos Institutos Lactec, Adapar e ParanáCidades. Outras instituições também se agregaram ao projeto, como a Associação dos Municípios do Paraná, Polícia Federal, Paraná Metrologia, Rotary, Ministério Público, Federação das Indústrias (Fiep) e Prefeitura de Curitiba.

IGUAÇU - Com as nascentes localizadas na Serra do Mar, o Iguaçu recebe este nome na confluência dos rios Atuba e Iraí. O ponto exato está sob a ponte da BR 277, sentido praias, na divisa entre Curitiba e São José dos Pinhais. Com 1.300 km de extensão e bacia de 70 mil km², o Iguaçu atravessa o Estado e, depois das Cataratas, em Foz do Iguaçu, desemboca no Rio Paraná, no marco das três fronteiras: Brasil, Argentina e Paraguai.

Dos 399 municípios paranaenses, 109 pertencem à Bacia do Iguaçu, dividida em Alto, Médio e Baixo Iguaçu. Nestas áreas, estão 33% do território do Paraná, 42% da população (4.389.809 habitantes) e alguns dos 10 municípios mais populosos, como Curitiba, Guarapuava, Cascavel e Foz do Iguaçu.



< voltar