Secretário nacional de Saneamento representa o Brasil em evento no Peru

Data: 09/03/2016
Fonte: Min Cidades

O secretário nacional de saneamento ambiental do Ministério das Cidades, Paulo Ferreira, irá representar o Brasil na quarta edição da Latinosan 2016 que acontece a partir de hoje, dia 9 e vai até o dia 11 em Lima, no Peru. Considerado um dos maiores eventos mundiais do setor de saneamento, a Latinosan tem a finalidade de avaliar os indicadores de saneamento, as condições da prestação dos serviços e fontes de financiamento para o setor. Além de apoiar o alcance das metas do milênio para o saneamento, estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O objetivo da conferência é afirmar o compromisso e a vontade política dos países da América Latina e do Caribe em relação aos recursos e políticas públicas necessárias para alcançar o acesso universal aos serviços de saneamento, de maneira equitativa, considerando um enfoque multisetorial, de gênero, atenção à infância e proteção dos recursos hídricos.

O secretário Paulo Ferreira participará como representante político institucional do Brasil na conferência, nas discussões e na assinatura da versão final da Declaração de Lima. Também estará presente no evento o diretor de Articulação Institucional da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental (SNSA), Ernani Ciriaco, representante da Secretaria nas reuniões preparatórias de organização da Latinosan 2016. Ciriaco fará palestra sobre “Impacto Econômico e Social do Saneamento no Âmbito Urbano e Rural”.

Os eixos temáticos incluem aspectos institucionais; modelos de gestão; tecnologia e infraestrutura; cultura da água, saneamento e saúde pública, considerando os enfoques rurais e urbanos.

A Latinosan acontece a cada três anos com participação de delegações de vários países da América Latina e do Caribe. A primeira conferência ocorreu em 2007, em Cali, na Colômbia, com a presença de 36 países. O Brasil sediou a segunda edição em março de 2010, em Foz do Iguaçu (PR), com o tema Universalização e Sustentabilidade dos Serviços de Saneamento e debateu as melhorias para o saneamento básico e ambiental da região.



< voltar