Água da chuva e esgoto devem escoar por caminhos diferentes

Data: 08/03/2016
Fonte: Sabesp

Problemas com esgoto voltando por ralos, entupimentos, mau cheiro e inundações não são situações normais e podem ser evitados de maneira simples. Segundo Hélio Padula, gerente de departamento da Sabesp, o transtorno é consequência da ligação indevida de encanamentos responsáveis pela escoação da água de chuva (telhados, calhas e ralos) à rede de esgoto, sobrecarregando a tubulação e impulsionando seu rompimento tanto dentro do imóvel como fora.

“Quando a água de chuva é direcionada ao esgoto, a tubulação não comporta a quantidade de água e se rompe. O prejudicado é o dono do imóvel, que pode sofrer com problemas de refluxo. Ou seja, o retorno dessa mistura pelos ralos e a contaminação pela água suja”, esclareceu Padula.

Nesse sentido, é necessário que a água de chuva siga para o bueiros da ruas, onde estão localizadas as galerias pluviais. Já o esgoto doméstico deve ser escoado para a rede coletora.

Para saber se as ligações de seu imóvel estão corretas, basta se certificar de que a água escoada durante a limpeza do quintal saia pela sarjeta. E a utilizada no banho, pia e descarga, pela caixa de inspeção. Essa última pode ser verificada abrindo a tampa da caixa que, geralmente, fica localizada na garagem ou na calçada.

Outra forma de evitar entupimentos é a conscientização. É imprescindível que o óleo de fritura não seja jogado na pia e que não se descarte embalagens ou qualquer tipo de resíduos na privada, ralos ou pias.

Como identificar

Ao detectar vazamentos de esgoto em casa ou na rua, o consumidor deve procurar a Sabesp para que funcionários verifiquem a origem do problema. Se for detectado a mistura de água de chuva com esgoto, uma notificação é entregue ao cliente para que a correção seja feita.


< voltar