Tecnologia de tubos de ferro fundido pode praticamente eliminar desperdício de água

Data: 02/03/2016
Fonte: ass imprensa


Brasil desperdiça cerca de 37% da água que produz anualmente

Rio de Janeiro, XX de março de 2016. No dia 22 de março se comemora o Dia Mundial da Água. A data, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), é destinada à reflexão sobre os diversos temas relacionados a este bem natural fundamental para a vida. Um dos temas mais importantes e discutidos no Brasil, especialmente após a crise hídrica que se instalou no Sudeste do país, em 2014, é o desperdício.

Segundo dados do Instituto Trata Brasil, o país desperdiça o equivalente a seis vezes o reservatório do sistema Cantareira, que abastece a Grande São Paulo. Esse desperdício representa cerca de 37% da água produzida no Brasil em 2014, que implica em uma perda de R$ 8 bilhões. Outro dado alarmante é que, de acordo com o Instituto, 84 das 100 maiores cidades brasileiras perdem mais de um quarto da água que produzem.

Toda essa água vai para o ralo devido a, dentre outros motivos, falta de manutenção ou a utilização de produtos inadequados para suportar a pressão intensa. A instalação de tubos de ferro fundido dúctil é uma alternativa adotada pelas maiores companhias de saneamento do Brasil, considerando a resistência e estanqueidade do produto, que garantem perda física de água praticamente nula. Empresas como a Saint-Gobain Canalização (PAM), por exemplo, oferecem soluções que podem mudar essa realidade.

Além dos tubos de ferro fundido dúctil para adução de água e transporte de esgoto, a empresa desenvolveu uma linha de conexões para instalação, especialmente, nos pontos mais frágeis das redes de distribuição em PVC/PBA, a linha KLIKSO. As conexões KLIKSO, também em ferro fundido dúctil, asseguram perda física zero e se adaptam perfeitamente à rede já instalada, ideal para manutenção.

“A alta qualidade dos produtos somada a projetos elaborados corretamente são os maiores aliados contra o desperdício nas redes de distribuição de água”, afirma Marcelo Machado, diretor comercial e de marketing da Saint-Gobain Canalização. “A Saint-Gobain Canalização oferece a combinação ideal por meio da tecnologia do ferro fundido dúctil aliado ao suporte dos técnicos da empresa”, declara o executivo.

Captação de água da chuva

Além de oferecer produtos que reduzem significativamente o desperdício de água, a Saint-Gobain Canalização também conta com uma solução para drenagem e captação de água pluvial de forma rápida e eficiente. O EPAMS, indicado para grandes coberturas, reduz as colunas de água, em comparação ao modelo convencional, e integra sistemas de reúso hídrico. Alguns locais, como o GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, apostaram na solução para montar um modelo sustentável de captação e reutilização da água da chuva na sua estrutura.

Na prática, o sistema tem capacidade para captar oito vezes mais água da chuva que o sistema convencional, e com seu captador antivórtice impede a entrada de ar, possibilitando que a tubulação funcione em sua capacidade máxima. Essa tecnologia elimina a necessidade de declividades nas instalações e permite uma redução no número de diâmetros e colunas.

Sobre a Saint-Gobain Canalização

A Saint-Gobain Canalização é uma empresa do Grupo Saint-Gobain – líder mundial em soluções para o habitat e uma das 100 maiores empresas industriais do mundo, com operação em 66 países. Criada em 1937, a antiga Metalúrgica Barbará possui duas plantas industriais em Barra Mansa (RJ) e Itaúna (MG), além de três depósitos: em Suape (PE), João Pessoa (PB) e São Bernardo (SP). Fabrica e comercializa sistemas completos de tubos, conexões, válvulas e tampões de ferro fundido dúctil para atender a mercados de infraestrutura, saneamento, mineração, indústria, agricultura e construção civil. Para mais informações, acesse www.sgpam.com.br.



< voltar