Uso da água na agricultura deve aliar produção e sustentabilidade

Data: 29/02/2016
Fonte: celulose on line
A América do Sul ainda é o celeiro do mundo. Com disposição de terras e água, a produção nos países do continente vem aumentando. Mas para isto é preciso aliar produtividade e sustentabilidade. Esta foi a mensagem passada pelo engenheiro agrônomo do Instituto Nacional de Tecnologia Agrícola (Inta), da Argentina, Rodolfo Gil, durante palestra na Abertura Oficial da Colheita do Arroz em Alegrete (RS).

De acordo com o especialista, que trouxe a experiência de projetos realizados na Argentina, especialmente os países do Mercosul tem potencialidade para ampliar a produtividade das lavouras tendo a água como um dos principais insumos das lavouras. “Argentina, Brasil, Uruguai e, porque não dizer, toda a América Latina, é uma fábrica de alimentos para o mundo. Há uma necessidade de produzir melhor e também produzir mais”, avalia.

Na opinião de Gil, a água é o fator mais importante da produção de grãos, mas é preciso fazer certas leituras de como induzir o produtor a ter maior efetividade nos resultados produtivos aliando a preservação no ato do plantio. É importante entendermos por onde passa a produtividade da água, para isso precisamos saber qual a importância da água na produção e sustentabilidade, do que depende a disposição da água, quais os fatores impactantes na produtividade da água e como podemos melhorar isso”, observa.

A vigésima sexta edição da Abertura Oficial da Colheita do Arroz ocorreu entre os dias 18 e 20 de fevereiro de 2016 no Parque Lauro Dornelles, em Alegrete. O evento é organizado pela Federarroz e Associação dos Arrozeiros de Alegrete, com o apoio do Sindicato Rural de Alegrete.



< voltar