Workshop debate operação e gestão de reservatórios no Brasil

Data: 25/02/2016
Fonte: ANA



Na manhã desta segunda-feira, 22 de fevereiro, em Brasília, começou o Workshop sobre Operação e Gestão de Reservatórios, realizado pela Agência Nacional de Águas (ANA) e pelo Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos (USACE, na sigla em inglês). A primeira etapa do evento vai até o dia 23 no Auditório Flávio Terra Barth, na sede da ANA (SPO, Área 5, Quadra 3, Bloco L). Marcada para 24 e 25 de fevereiro, a segunda etapa será uma oficina sobre o tema com servidores da Agência e convidados.

O workshop tem o objetivo de subsidiar a formulação de diretrizes e roteiro para o planejamento e operação de reservatórios, de acordo com a realidade brasileira. Em suas palestras, os representantes do USACE apresentarão recomendações sobre a política regulatória brasileira relacionada à operação e gestão de reservatórios; relatório técnico da instituição sobre os sistemas Cantareira, São Francisco e Capibaribe; entre outros temas. O Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos também mostrará as lições aprendidas em sua atuação na América do Norte.

Por parte da ANA serão apresentados o arranjo legal e institucional brasileiro sobre operação de reservatórios e a experiência brasileira na operação dos sistemas Cantareira, São Francisco e Capibaribe. Além das palestras, haverá espaços para debates sobre temas, como: planejamento e gestão da operação de reservatórios, além da operação dos sistemas Cantareira, São Francisco e Capibaribe. Acesse aqui a programação completa do evento.

Pela Agência Nacional de Águas, três diretores participaram da abertura do workshop: Paulo Varella, Gisela Forattini e Ney Maranhão. Representando o USACE, estiveram presentes os engenheiros Wade Ross, Brad Bird e Julie Ammann.

Parceria entre ANA e USACE

Em novembro de 2013, ANA e USACE formalizaram acordo com duração de três anos. A parceria prevê o investimento de aproximadamente US$ 2 milhões para capacitação de servidores da Agência Nacional de Águas e de outros órgãos federais e estaduais relacionados aos recursos hídricos. Além disso, o acordo busca promover o intercâmbio entre os especialistas da ANA e do USACE principalmente em temas relacionados à gestão de riscos de inundações e operação de reservatórios.

Entre os assuntos abordados pelo Programa de Capacitação Técnica realizado pelo Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos, estão: controle de cheias, operação de reservatórios, aspectos regulatórios, além do planejamento e operação da Rede Hidrometeorológica Nacional.

O USACE é uma instituição de referência mundial em diversos campos da engenharia e em áreas, como: meio ambiente, navegação fluvial, operação de reservatórios e prevenção a cheias. A instituição dos Estados Unidos possui 34 mil funcionários civis e militares, que fazem gestão de projetos, apoio a construções e serviços de engenharia em mais de 130 países.



< voltar