Goiânia (GO) tem menor índice de perdas de água do Brasil, de acordo com Ministério das Cidades

Data: 25/02/2016
Fonte: Aesbe

Na última semana, o Ministério das Cidades, por meio da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental (SNSA), divulgou o Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgoto 2014, feito com base em dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). Segundo o relatório, a cidade de Goiânia é destaque com o menor índice do País em termos de perdas de água na distribuição.

Enquanto a média nacional em 2014 foi de 36,7%, a capital goiana apresentou um índice consideravelmente menor: 21,1%. Entre as empresas prestadoras de serviços de abrangência regional, a Saneago ficou com a segunda colocação neste ranking (28,6%), logo após a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), tendo sidos ambas as únicas que registraram um indicador abaixo de 30% em todo o Brasil.

O critério analisado no relatório refere-se ao índice de água perdida durante a distribuição, ou seja, até o hidrômetro dos consumidores. Essas perdas são ocasionadas, entre outros motivos, por vazamentos visíveis e não visíveis, pressões altas nas redes, problemas na operação dos sistemas, ligações clandestinas, aferição dos hidrômetros e ausência de programa de monitoramento de perdas.

A classificação obtida pela Saneago reflete o tratamento prioritário que a redução de perdas recebe na empresa. Uma série de ações tem sido desenvolvidas nesse quesito, tais como: desenvolvimento de cadastro técnico, simulação hidráulica de sistemas de abastecimento de água, setorização de sistemas, modulação por meio de controle de pressão, macromedição, micromedição, automação e controle ativo de vazamentos na rede de distribuição.




< voltar