Ibá mostra em infográfico a importância de árvores plantadas na preservação de recursos hídrico

Data: 17/12/2015
Fonte: celulose on line
Disponível no site da associação, infográfico mostra como o manejo sustentável feito pelo setor contribui para preservar microbacias

A Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) desenvolveu um infográfico sobre o papel do setor florestal na preservação de recursos hídricos, demonstrando o papel do manejo sustentável na preservação de microbacias e também do solo.

As florestas plantadas para fins industriais estão presentes na vida das pessoas em produtos como papel para impressão e papel higiênico, fraldas, móveis e painéis de madeira. E como qualquer atividade humana, elas consomem água. A indústria de árvores plantadas vem aprimorando suas práticas de manejo e gestão da paisagem, de forma a elevar a eficiência das operações e possibilitar um aumento na produtividade com menor uso de recursos naturais, incluindo a água.

O infográfico “Árvores Plantadas e Recursos Hídricos”, disponível no site da Ibá, demonstra o compromisso das empresas do setor nos diferentes aspectos da relação entre a silvicultura e recursos hídricos e deixa claro o sistema de reuso da água em todo o processo produtivo.

“São ações como o plantio em mosaicos, com florestas nativas se intercalando com a plantação para fins industriais, que possibilitam a regularidade na disponibilidade de recursos hídricos, conservação do solo e perenidade das nascentes de rios”, explica Elizabeth de Carvalhaes, presidente da Ibá. “Esse sistema de plantio, tão utilizado pelo setor florestal no Brasil, garante a regulação do fluxo de água. Por isso é fundamental ter árvores preservando as nascentes para manter o fluxo hídrico durante todo o ano.”

Já as análises e a gestão das microbacias permitem entender as condições hídricas das regiões e como as ações do homem na paisagem afetam a quantidade e a qualidade desse recurso. Indicadores ambientais das microbacias apontam se as práticas de manejo florestal podem garantir a disponibilidade de água para a produção florestal e para as demandas de uso na sociedade.

As árvores plantadas atualmente são fonte de mais de cinco mil produtos e subprodutos e geram diversos benefícios climáticos como sequestro de carbono e preservação de recursos hídricos. Para acessar o infográfico, basta clicar aqui.




< voltar