Conservação da terra e da água é essencial para produção sustentável

Data: 15/12/2015
Fonte: celulose on line
A conservação do solo é a condição básica para que o produtor rural possa continuar produzindo com sustentabilidade, para proteger o meio ambiente sem abrir mão dos ganhos econômicos com a atividade agropecuária. A afirmação foi do vice-presidente diretor da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária) do Brasil, José Mário Schreiner, na abertura do Simpósio de Conservação do Solo, na sede da CNA, em Brasília.

O evento, realizado em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), faz parte das celebrações pelo Dia Internacional do Solo, comemorado no dia 5 de dezembro. “O Brasil, em termos de solo e sustentabilidade, é um exemplo para o mundo. Pelo que representa o sistema produtivo para o país, o solo é a condição básica para continuarmos produzindo e crescendo”, ressaltou.

Schreiner citou exemplos brasileiros de técnicas sustentáveis de produção, como o plantio direto e destacou ações desenvolvidas pelo Sistema CNA/SENAR, como o Programa de Proteção de Nascentes. “São ações extremamente simples, mas que, se não observarmos a tempo, podem se tornar um problema grave.

Assim como a conservação do solo, devemos conservar a qualidade da nossa água para que a qualidade de vida das famílias que consomem o que produzimos possa melhorar cada vez mais e por um longo tempo”, afirmou o vice-presidente.

Para o representante da FAO no Brasil, Alan Bojanic, a conservação do solo deve ser incluída na agenda mundial de discussões sobre o clima, principalmente neste momento em que os países discutem as mudanças climáticas na COP-21, em Paris. “É uma questão tão importante como o clima, já que 95% dos alimentos vêm do solo. Ou conservamos o solo ou ficamos sem comida e essa é a hora de assegurar a produção com sustentabilidade”, disse o dirigente.

Ele também apresentou um relatório elaborado pela FAO sobre as principais problemáticas em relação à governança do solo. Entre as conclusões do estudo, estão o vácuo sobre políticas públicas em nível mundial, baixos investimentos e a necessidade de fortalecimento das instituições que tratam do tema.

A FAO, a partir deste documento, vai desenvolver um banco de dados para monitorar as condições e qualidades do solo e propor políticas de recuperação e manejo do solo.

Já o secretário de Controle Externo da Agricultura e do Meio Ambiente do Tribunal de Contas da União (TCU), Junnius Marques Arifa, apontou a existência de várias legislações que se contradizem sobre o tema e a falta de conhecimento para dar efetividade às políticas públicas de conservação do solo.

Também estiveram presentes na abertura o secretário-executivo do SENAR, Daniel Carrara, e o presidente da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), Paulo Guilherme Cabra


< voltar