FAPESP destina R$ 10 milhões para atender novas pesquisas em mudanças climáticas

Data: 03/12/2015
Fonte: agencia fapesp
O Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG) lançou nova chamada de propostas de pesquisa. A chamada tem por título “Mudanças climáticas e suas relações com Energia, Água e Agricultura”. Edital, com informações detalhadas, está disponível em www.fapesp.br/9824.

As propostas poderão ser apresentadas segundo três modalidades de fomento à pesquisa oferecidos pela Fundação: Auxílio à Pesquisa – Regular; Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático; e Auxílio à Pesquisa – Jovens Pesquisadores.

Para atender as propostas selecionadas, a FAPESP está disponibilizando R$ 10 milhões.

Reunião de divulgação e esclarecimento acerca da chamada de proposta foi realizada em 2 de dezembro de 2015. O evento reuniu 128 pesquisadores no auditório da Fundação. As dúvidas foram respondidas por coordenadores do PFPMCG e por representantes dos setores operacionais da instituição.

“Desde seu início, em 2009, o Programa FAPESP sobre Mudanças Climáticas Globais já apoiou 102 projetos, dos quais 58 foram concluídos e 44 estão em andamento”, informou na ocasião Reynaldo Luiz Victoria, professor titular do Centro de Energia Nuclear na Agricultura, da Universidade de São Paulo (Cena/USP) e membro da coordenação do Programa. “O objetivo da atual chamada é trazer força nova para o programa”, disse.

“Estamos fortemente incentivando jovens pesquisadores a submeterem projetos que possam levar a soluções novas e criativas”, acrescentou outro integrante da coordenação, Paulo Eduardo Artaxo Netto, professor titular e chefe do Departamento de Física Aplicada do Instituto de Física da USP.

Para isso, os subtemas Energia, Água e Agricultura foram escolhidos pela coordenação do programa e pela Diretoria Científica da FAPESP, levando em conta os impactos, as vulnerabilidades e as adaptações necessárias suscitadas pelas mudanças climáticas.

A interdisciplinaridade possibilitada pela temática, integrando várias áreas do conhecimento, e a necessidade de os pesquisadores pensarem também em estratégias de comunicação para levar os resultados de suas pesquisas ao domínio público foram enfatizados durante o evento.

Além de Victoria e Artaxo, participaram da mesa dois outros integrantes da coordenação do PFPMCG: Newton La Scala Jr., professor livre-docente de Física I e II da Universidade Estadual Paulista (Unesp), e Jean Pierre Henry Balbaud Ometto, pesquisador titular do Centro de Ciências do Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CCST/INPE). Da parte dos setores operacionais, participaram Regina Lúcia Batista da Costa de Oliveira, gerente da Diretoria Científica, e André Saraiva Frank, da Gerência de Apoio à Informação e Comunicação com o pesquisador da Diretoria Administrativa.

Oliveira ressaltou a importância de os pesquisadores se comunicarem com a FAPESP antes de submeterem suas propostas, para que as mesmas sejam corretamente formatadas. E Frank informou que, no ano passado, 6 mil propostas de pesquisa em todas as modalidades foram devolvidas por insuficiência documental. Para esclarecimentos, os interessados podem escrever para Regina Lúcia Batista da Costa de Oliveira no e-mail Chamada_PFPMCG_2015@fapesp.br.

A última data para recebimento de propostas é 26 de fevereiro de 2016. E a publicação dos resultados do processo de análise e seleção será feita até 30 de maio de 2016.


< voltar