CEMPRE divulga resultados da reciclagem no Brasil em relatório inédito

Data: 02/12/2015
Fonte: revista fator brasil


Associação sem fins lucrativos que trabalha para conscientizar a sociedade sobre a importância de reduzir, reutilizar e reciclar lixo apresentou o relatório durante XI Recicle CEMPRE.

O Compromisso Empresarial para Reciclagem (CEMPRE) apresentou hoje, durante o XI Recicle CEMPRE, seminário anual sobre gestão de resíduos sólidos, um relatório inédito com os avanços da reciclagem no Brasil. O estudo aborda os resultados do acordo setorial para a logística reversa das embalagens pós-consumo.

O relatório contempla dados entre 2012 e 2015, mostrando onde estão as oportunidades para mais conquistas. Segundo o relatório, a população atendida pelo serviço de coleta seletiva no Brasil é de 28 milhões. A quantidade de ações da Coalizão Embalagens junto a organizações de catadores, com investimentos empresariais em galpões para separação de recicláveis, capacitação, melhorias da estrutura e compra de veículos e equipamentos, aumentou de 80 para 956 entre 2012 e 2014.

O relatório também mapeou a instalação de 1646 Pontos de Entrega Voluntária (PEV) pelas empresas, entre 2012 e 2014, resultado 255% superior à meta estipulada para 2015. O trabalho da Coalizão Embalagens para aumento da reciclagem se expandiu significativamente, abrangendo uma parcela expressiva da população brasileira. As ações das empresas foram além das metas definidas pelo governo para o período. O número de municípios atendidos, por exemplo, superou a meta em 2%, a quantidade de população urbana atendida foi 18% além da meta e a abrangência em termos de geração de resíduos urbanos ultrapassou19%.

Foram contabilizados no relatório os avanços empreendidos até o momento e que serão impulsionados com a assinatura do acordo setorial para a reciclagem das embalagens, realizada na última quarta-feira, no Ministério do Meio Ambiente.

“Estamos em um momento histórico para a reciclagem brasileira. O acordo reúne, pela primeira vez, integrantes do varejo e da indústria e representa também a formalização da cadeia da reciclagem, para que haja uma remuneração mais justa. O grande desafio agora é integrar a cadeia, mostrando que o Brasil é capaz de administrar seu lixo”, comenta Victor Bicca, presidente do CEMPRE.

O evento ocorreu paralelamente à 6ª edição da ExpoCatadores, no Centro de Exposição Anhembi, em São Paulo. Além do relatório, os participantes acompanharam palestras e debates com especialistas do setor, que seguirão com a programação até quarta-feira, 2 de novembro.

XI Recicle CEMPRE: Reciclando Nosso Compromisso com o Meio Ambiente, dias 30 de novembro, 1 e 2 de dezembro de 2015(segunda, terça e quarta-feira), das 7h às 18h, na Expo Catadores - Centro de Exposições Anhembi - São Paulo, SP.[www.expocatadores.com.br">.

O CEMPRE é uma associação sem fins lucrativos que trabalha para conscientizar a sociedade sobre a importância de reduzir, reutilizar e reciclar lixo por meio de programas de conscientização. A entidade utiliza-se de publicações, pesquisas técnicas, seminários e mantém para consulta pública um rico banco de dados sobre o assunto, em sede na capital paulista. Fundado em 1992, o CEMPRE vem sendo mantido por contribuições de empresas privadas de diversos setores. Entre elas estão: ADM, Ajinomoto, AmBev, Arcor, Bauducco, Beiersdorf/Nivea, Brasil Kirin, Braskem, BRF, Bunge, Cargill, Carrefour, Coca-Cola, Colgate-Palmolive, Danone, Dell, Diageo, Femsa, Gerdau, Heineken Brasil, Hershey’s, HP, Klabin, McDonalds, Mondelez, Nestlé, Nestlé Waters, Owens Illinois, Grupo Pão de Açúcar, Pepsico do Brasil, Procter & Gamble, SC Johnson, SIG Combibloc, Suzano, Tetra Pak, Unilever Brasil, Vigor e Walmart Brasil


< voltar