Indústria química desenvolve Guia para elaboração de Plano de Contingência para a Crise Hídrica

Data: 01/12/2015
Fonte: revista fator brasil



A Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) desenvolveu por meio do GT Água, grupo de trabalho formado por representantes das indústrias e profissionais da própria Abiquim, o Guia para elaboração de Plano de Contingência para a Crise Hídrica. O material é uma das iniciativas da associação na mitigação dos impactos causados pela crise hídrica e auxilia as indústrias químicas a se preparem e se adequarem às situações que podem ocorrer em suas operações.

O Guia serve de base para o desenvolvimento de um Plano de Contingência com ações preventivas em casos de restrição hídrica e foi estruturado em ações sugeridas para quatro níveis de contingência – verde, amarelo, laranja e vermelho – que devem ser definidos por cada unidade produtiva, ou seja, com base no perfil hidrológico atual da bacia hidrográfica onde a empresa esteja instalada. No nível verde, a empresa está no uso pleno dos recursos hídricos; no nível amarelo, os recursos hídricos podem ser restringidos; no nível laranja, as fontes hídricas se encontram em uma condição em que há restrições nos recursos hídricos, e no nível mais crítico (vermelho), o volume de água das fontes hídricas é insuficiente para atender a fábrica.

A criação de níveis de contingência permite que mais empresas estejam preparadas para enfrentar a crise hídrica. O Guia também sugere links importantes, que mantêm informações atualizadas sobre disponibilidade de recursos hídricos de diferentes bacias hidrográficas, conta a assessora de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Abiquim e coordenadora-executiva do GT Água, Aline Caldas Bressan.

O mapeamento das demandas da unidade produtiva é fundamental para a gestão eficiente e responsável dos recursos hídricos, uma vez que auxilia a unidade a entender onde poderia diminuir seu consumo ou planejar iniciativas de reúso de água, por exemplo. As indústrias devem basear-se em redes de informações formadas por representantes de bacias e secretarias de Meio Ambiente estaduais e municipais para definir o nível em que se encontra a rede hidrográfica que abastece a indústria.

“Além disso, o mapeamento e o acompanhamento dos volumes captados geram indicadores úteis à gestão, além de demonstrar o atendimento aos requisitos legais aplicáveis, ao sistema de gestão ambiental e aos sistemas de reporte adotados pela unidade produtiva, como por exemplo, relatórios de sustentabilidade ou o Programa Atuação Responsável®, que é uma iniciativa de gestão da indústria química para promover a melhoria contínua em saúde, segurança e meio ambiente de seus processos, produtos e serviços e também de sua cadeia de valor”, explica Wagner Freitas, coordenador do GT Água e Engenheiro de Meio Ambiente da Solvay Indupa.

Associados e não-associados da Abiquim podem fazer o download da versão digital do Guia para elaboração de Plano de Contingência para a Crise Hídrica em: [www.abiquim.org.br/pdf/guia_para_plano_de_contingencia_crise_hidrica.pdf">.


< voltar