Projeto brasileiro vence pela 1ª vez prêmio internacional de inovação em modelagem de rede de abastecimento de água

Data: 01/12/2015
Fonte: ass empresa

Aegea ganhou a premiação “Be Inspired Award” com o case da concessionária Prolagos

Planejamento, gestão eficiente e resultados expressivos renderam um prêmio inédito a um projeto brasileiro pela sua atuação no abastecimento de água. A Aegea recebeu o “Be Inspired Awards 2015”, na categoria “Inovação em modelagem hidráulica de rede de água”, com o projeto da Prolagos.

“Este é o grande Oscar da Engenharia Mundial e ter o nosso projeto eleito entre as maiores empresas do setor nos deixa muito orgulhosos, especialmente considerado o cenário atual de crise hídrica”, afirma Wagner Carvalho, gestor de projetos da Prolagos, que recebeu o prêmio. Carvalho coordenou os estudos hidráulicos e defendeu os trabalhos técnicos da companhia na grande final, durante a Conferência "The Year in Infrastructure 2015" (O ano de 2015 em infraestrutura).

O diferencial do projeto da Prolagos está na combinação entre os resultados já obtidos diante da conjuntura de sua atuação e as metas estabelecidas para os próximos anos, definidas a partir de estudos avançados de modelagem hidráulica. A concessionária, no período entre 2007 e 2014, praticamente dobrou a sua produção de água, passando de 740 para 1500 litros por segundo, apesar do cenário desafiador em que a companhia atua. O reservatório que abastece os cinco municípios atendidos pela Prolagos está localizado a 70km de distância e a região é um dos polos turísticos mais procurados do estado do Rio de Janeiro, contando com uma população sazonal que varia de 400 mil a 2 milhões de habitantes nas altas temporadas. Os dois fatores somados, em meio a maior crise hídrica da história do país, fazem do modelo de atuação de Prolagos um exemplo de planejamento e eficiência em gestão e operação.

As novas metas da Aegea para a Região dos Lagos são expandir a produção de água para 2 mil litros por segundo e reduzir o consumo energético das operações em 55% nos próximos cinco anos. As metas fazem parte do Plano Diretor de Água (PDA) de Prolagos, que é base do plano de trabalho da concessionária e que contempla o planejamento dos serviços de saneamento para curto, médio e longo prazos, até 2041.

A premiação “Be Inspired Awards 2015”, que reúne profissionais de infraestrutura de vários países e é promovida pela Bentley – empresa líder no fornecimento global de soluções de softwares de modelagens hidráulicas – tem o objetivo de promover as melhores práticas de planejamento em engenharia e reconhecer trabalhos inovadores. Em 2015, foram avaliados 360 projetos de todo o mundo em 18 categorias. Na categoria em que a Aegea venceu concorreram 59 projetos, sendo as finalistas a americana AECOM e a filipina Manila Water.


< voltar